Nikolas provoca Moraes durante manifestação bolsonarista em BH; veja atos pelo Brasil

Nikolas Ferreira em ato a favor de Jair Bolsonaro em 3 de agosto (Foto: Reprodução)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) liderou a manifestação bolsonarista em Belo Horizonte neste domingo, 3, e usou o seu discurso para provocar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que foi alvo de sanções do governo norte-americano de Donald Trump na última semana.

“Alexandre de Moraes, você é um cara corajoso. Mas sem toga você é nada”, disse Nikolas. “Nós muito bem sabemos que o STF não é o dono do Brasil”, completou.

Leia também: Bolsonaristas voltam às ruas em defesa de ex-presidente: “Brasil quer anistia” 

O parlamentar ainda disse ter tido um dia “magnitsky” na última quarta-feira, 30, quando a lei de mesmo nome foi aplicada contra o magistrado. Ainda em seu gesto de provocação ao ministro, Nikolas disse que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não violou a soberania popular ao “fritar um cabeça de ovo com a Lei Magnitsky”.

São Paulo (SP), 03/08/2025 – Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram manifestação na avenida Paulista e em diversas cidades do país. Os atos foram convocados por aliados de Bolsonaro. (Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil)

O dispositivo legal acionado pela Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos contra Moraes impõe sanções financeiras a estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.

Em seu discurso, Nikolas ainda afirmou que a prioridade do movimento bolsonarista deve ser o “Fora Lula” e, em segundo lugar, o impeachment de Moraes. 

Leia também: Bolsonaro manda recado por telefone a apoiadores e pode ter problemas com STF 

O deputado listou os episódios recentes em que presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi à Argentina apoiar a ex-presidente Cristina Kirchner condenada por corrupção e o empréstimo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia como exemplos de violação da soberania de outros países.

O argumento foi usado para relativizar o movimento de Eduardo em defesa de sanções ao Brasil como forma de pressionar os ministros do STF a arquivar a ação penal contra o seu pai, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Em São Paulo, sem Bolsonaro ou Tarcísio

Além de Belo Horizonte, as manifestações ocorrem em diversas cidades do País, incluindo em municípios do interior. A maior mobilização se concentrou em São Paulo, na Avenida Paulista, em ato puxado pelo pastor Silas Malafaia. 

São Paulo (SP), 03/08/2025 – Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram manifestação na avenida Paulista e em diversas cidades do país. Os atos foram convocados por aliados de Bolsonaro. (Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil)

Em São Paulo, os apoiadores de Jair Bolsonaro ocuparam cerca de duas quadras da Avenida Paulista, entre a Fiesp e o Parque do Trianon, na tarde deste domingo (3). Eles defendem anistia ao ex-presidente e aos condenados pelos atentados de 8 janeiro, apoiam as tarifas contra o Brasil anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pedem o impeachment e a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Além de muitas bandeiras e camisas do Brasil, o ato também foi marcado por bandeiras dos Estados Unidos.

O ex-presidente não participou do protesto. Desde o dia 18 de julho, Bolsonaro cumpre medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar o risco de fuga e a obstrução da justiça. Entre elas, está o uso de tornozeleira eletrônica.

Determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, as medidas não permitem que ele saia de casa durante o fim de semana, tampouco após as 19h e antes das 6h de segunda a sexta-feira.

Aliado de Bolsonaro, o governador paulista, Tarcísio de Freitas, tinha um procedimento médico agendado para a tarde deste domingo e também não participou do evento.

A Polícia Militar não forneceu uma estimativa precisa do número de participantes nem do efetivo empregado na segurança da área. No entanto, confirmou o reforço do policiamento, que já contava com um contingente considerável aos domingos.

A prefeitura de São Paulo também não divulgou estimativa do número de manifestantes na Avenida, que já estava interditada para o tráfego de veículos por conta do evento.

Atos pró-Bolsonaro pelo Brasil

Mais cedo neste domingo, houve protestos em Brasília, Goiânia e no Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, o ato foi liderado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O ato ocorreu na orla de Copacabana. 

Em Brasília, a manifestação foi feita em forma de passeata na eixo de lazer. 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) faltou ao ato na Avenida Paulista, mas participou da manifestação realizada em Belém. 

“Hoje é o dia em que se comemora o Fim da Censura no Brasil! Censura que, infelizmente, voltou! Que as manifestações de hoje reacendam o vigor brasileiro para recuperarmos nossa liberdade e acabar com o avanço da censura no Brasil ! Aqui em Belém, pude sentir toda a emoção e vibração positiva do povo do Norte”, afirmou Michelle em posto nas redes sociais após o evento.

(Com informações da Agência Brasil)

The post Nikolas provoca Moraes durante manifestação bolsonarista em BH; veja atos pelo Brasil appeared first on InfoMoney.

leonardogstos

Deixe um comentário