Sobe para seis o número de vítimas em acidente em mina no Chile


A Codelco recuperou os corpos dos cinco trabalhadores desaparecidos após o desabamento de um túnel em uma das maiores minas subterrâneas de cobre do mundo, no centro do Chile.
“Foi uma noite de luto para as famílias, para a Codelco, para a mineração e para o Chile”, disse Mary Carmen Lano, chefe de recursos humanos da empresa, a repórteres no domingo.
A atualização eleva o número oficial de mortos para seis, após a confirmação da morte de mais uma pessoa logo após o incidente de quinta-feira. A mineradora estatal ainda está lidando com outra tragédia em sua mina de El Teniente, ao sul de Santiago, o que também está gerando preocupações com o fornecimento global de cobre.
A Codelco, maior fornecedora mundial de cobre, interrompeu a mineração no local após um desabamento causado por atividade sísmica em uma nova seção do complexo, chamada Andesita. É o mais recente revés para os esforços da Codelco para se recuperar de uma queda de produção que já durava anos, com investimentos marcados por longos atrasos e estouros de orçamento.
Uma equipe de 100 pessoas — incluindo algumas das que ajudaram a libertar 33 trabalhadores presos em outra mina chilena em 2010 — trabalhava no resgate de El Teniente, que foi interrompido desde então.
A mina El Teniente, com 120 anos de existência, é crucial para o objetivo da Codelco de retornar aos níveis de produção pré-pandemia, de cerca de 1,7 milhão de tonelada por ano, ante cerca de 1,4 milhão de tonelada atualmente. A Codelco adiou a divulgação dos resultados trimestrais, incluindo a projeção de produção, na sexta-feira, enquanto lida com o acidente.
A retomada das operações na mina dependerá do resultado de uma investigação sobre o colapso, do reforço da infraestrutura necessário e da necessidade de ajustes nos métodos de mineração.
As minas no Chile são projetadas para suportar atividades sísmicas muito mais intensas do que o evento de magnitude 4,2 que causou o colapso.
The post Sobe para seis o número de vítimas em acidente em mina no Chile appeared first on InfoMoney.