Casa Branca promete eliminar ‘narrativas partidárias’ dos museus


A Casa Branca ordenou uma avaliação das exposições nos principais museus de Washington para garantir seu “alinhamento” com a visão de Donald Trump e “eliminar narrativas partidárias”. Desde sua volta ao poder, em janeiro, o presidente tem buscado controlar as principais instituições culturais dos EUA, além de cortar o financiamento para artes e humanidades.
A análise do governo incluirá exposições, textos, conservação e a programação de oito museus de Washington administrados pela Smithsonian Institution, que possui uma vasta rede que abriga milhões de objetos em exposição.


Trump e Putin se reúnem no Alasca na sexta-feira para discutir cessar-fogo na Ucrânia
Encontro começará às 16h30 (de Brasília) e incluirá reunião privada, negociações entre delegações e coletiva de imprensa conjunta


Europa tenta influenciar Trump antes de cúpula com Putin no Alasca
As discussões de ontem foram um esforço de última hora dos líderes europeus para estreitar laços com Trump antes do encontro com Putin
Hoje, o Smithsonian conta com 62% de financiamento federal. “O governo fará uma análise interna completa de museus e exposições selecionados pelo Smithsonian”, segundo carta publicada no site da Casa Branca, endereçada ao secretário da instituição, Lonnie Bunch. “A iniciativa busca garantir o alinhamento com as diretrizes do presidente para celebrar o excepcionalismo americano, eliminar narrativas partidárias e restaurar a confiança em nossas instituições culturais.”
A revisão se aplicará a oito museus, incluindo o Museu Nacional de História Americana, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e o Museu Nacional do Índio Americano. “Exposições, materiais educativos e conteúdo digital serão reavaliados quanto ao tom, estrutura histórica e alinhamento com os ideais americanos”, diz a carta.
Reação
Em um comunicado enviado ao New York Times, o Smithsonian disse que “seu trabalho se baseia em um compromisso com a excelência acadêmica, pesquisa rigorosa e apresentação precisa e objetiva da história”. “Estamos revisando a carta com base nesse compromisso e continuaremos a nos envolver construtivamente com a Casa Branca, o Congresso e nosso conselho diretor.” (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
The post Casa Branca promete eliminar ‘narrativas partidárias’ dos museus appeared first on InfoMoney.