Fase mais rigorosa da municipalização do trânsito começa em outubro, afirma Secretária

PMPE, através do 23º Batalhão,  já está apta a fiscalizar e coibir excessos

O processo de municipalização do trânsito segue em Afogados da Ingazeira e a previsão para o início de atuação dos agentes de trânsito no processo de multas para excessos é o mês de outubro.

A informação foi confirmada pela Secretária Flaviana Rosa,  falando ao Debate das Dez do programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú.

Os agentes,  hoje no trabalho de orientação,  passarão a poder autuar infratores de trânsito,  com acesso a um talonário eletrônico.

Já a Polícia Militar já está apta para aplicação de multas e fiscalização,  como confirma o Coronel Aristóteles Oliveira,  Comandante do 23º BPM. Segundo ele,  já foram realizadas blitzes educativas,  mas que multaram casos mais graves de infração de trânsito.

Para o Comandante e para a Secretária,  dentre os maiores desafios estão o uso do cinto de segurança,  o uso do capacete e o cumprimento da proibição de menores de dez anos levados em motos, principalmente no trajeto às escolas.

“O motorista aqui teima em não usar o cinto de segurança,  ou prende por trás do corpo pra não soar o alarme do carro,  mas na hora que chegam em Recife colocam o equipamento”, falou o Comandante.

Ele destacou que a primeira orientação foi dada para os comandados do Batalhão,  sob argumento de que o cumprimento começa em casa. Também que torcem para que o trabalho chegue a toda a região. “A gente sabe do impacto de acidentes causados na região por descumprimento das normas de trânsito”.

Flaviana pediu a compreensão da sociedade e alertou para a quantidade de infrações de motoristas e motociclistas nesse período educativo. Ela compreende que esse é uma processo educativo,  de uma cidade que passou décadas sem cumprimento pleno da legislação.

Ela disse que os semáforos, além da sinalização horizontal e vertical seguem o planejamento e cronograma.

Locais onde falta sinalizar: haverá semáforos no cruzamento da Rua Senador Paulo Guerra com a Roberto Nogueira Lima, bem como no final da Rua Antonio Rafael de Freitas, esquina com a Gráfica Asa Branca (Antonio José de Lemos). Em frente ao Supermercado Pajeú há um estudo dado o volume de veículos e pedestres. Na área da Praça de Alimentação, cruzamento com a Henrque Dias, haverá uma mini rotatória. Para isso, haverá uma redução da calçada. Ainda serão instaladas placas de sinalização horizontal e fertical.

Nathalia Kuhl

Deixe um comentário