Datafolha: João Campos mantém liderança para a prefeitura do Recife, com 76% das intenções de voto

DATA-FOLHA Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) com as intenções de voto para prefeito do Recife mostra o candidato à reeleição, João Campos (PSB), com 76% das intenções de voto. Em seguida, vêm o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 6%; o ex-secretário de Turismo de Pernambuco Daniel Coelho (PSD), com 5%; e a deputada estadual Dani Portela (PSOL), com 4%, empatados tecnicamente.

Levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número PE-06023/2024.

Dois institutos de pesquisa revelaram nesta semana levantamentos que apontam o prefeito do Recife João Campos (PSB) na dianteira com expressiva intenção de votos. Enquanto o Instituto Futura Inteligência divulgou João com 71,6%, o DataFolha apontou o herdeiro de Eduardo Campos com 76% das intenções de votos. Em ambas as pesquisas João não só liquidaria a eleição no 1º turno, como também sairia das urnas como o prefeito com a maior votação da história nas eleições da capital.

Embora os adversários nutram a esperança de que o quadro pode mudar, vale destacar que desde que se tem notícia nenhum prefeito do Recife disputou a reeleição com tamanha intenção de votos e uma aprovação que também supera os 70%. Derrubar esse favoritismo demanda um esforço hercúleo da oposição. Se antes a tarefa era evitar João ganhar no primeiro turno, agora as atenções dos adversários estão voltadas a evitar que esta vitória seja fragorosa, pois caso isto aconteça existe grandes chances de alguns dos concorrentes saírem das urnas menores do que entraram.

Dois casos emblemáticos de políticos que se prejudicaram em eleições do Recife foram Cadoca, que saiu de mais de 225 mil votos em 2004 para pouco mais de 30 mil votos em 2008, e Mendonça Filho, que em 2008 alcançou 206 mil votos, mas em 2012 obteve apenas 19 mil votos. Oito anos depois, em 2020, Mendonça até que chegou a ter um bom desempenho com mais de 200 mil votos, mas isto não foi o suficiente para levá-lo ao segundo turno naquela ocasião.

Em 2012, quando concorreu à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho obteve mais de 245 mil. Em 2016, na segunda vez que disputou, diferente de Cadoca e Mendonça, Daniel manteve uma expressiva vocação. Foram mais de 162 mil votos. Já Gilson Machado, em 2022, quando concorreu ao Senado, teve o voto de 323 mil recifenses. O que resta saber é o que as urnas do Recife reservam em 2024 para Daniel e Gilson. 

O post Datafolha: João Campos mantém liderança para a prefeitura do Recife, com 76% das intenções de voto apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Francisco Dutra

Deixe um comentário