Adesão da Ucrânia na UE precisa avançar, diz presidente do Conselho Europeu

LISBOA (Reuters) – O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse na terça-feira que o processo para tornar a Ucrânia membro da União Europeia precisa avançar e que a Europa deve fazer parte das futuras negociações de paz ao lado da Ucrânia, da Rússia e dos Estados Unidos.

Costa, que informou os membros do conselho sobre a cúpula de segunda-feira em Washington por meio de uma chamada de vídeo de Lisboa, afirmou aos repórteres que, embora haja muito a ser feito e nenhuma garantia de sucesso, a possibilidade de uma reunião bilateral entre o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e o líder russo Vladimir Putin é “um enorme progresso”.

“Agora todos nós precisamos transformar essa possibilidade em realidade, para que a reunião ocorra e seja um sucesso”, disse ele, pedindo que conversações mais amplas envolvendo a Europa ocorram “o mais rápido possível”.

Ele também destacou a prontidão de Washington para participar das garantias de segurança para a Ucrânia como “particularmente importante”.

“A base para as garantias futuras são as próprias forças armadas da Ucrânia, cuja capacidade precisa ser reforçada”, disse ele, acrescentando que o futuro da Ucrânia não se resume às medidas de segurança, mas às perspectivas de estabilidade e prosperidade que a adesão à UE traria.

Nesse meio tempo, o bloco continuará a pressionar a Rússia para que interrompa a guerra e está preparando outro pacote de sanções, acrescentou Costa.

(Reportagem de Andrei Khalip)

The post Adesão da Ucrânia na UE precisa avançar, diz presidente do Conselho Europeu appeared first on InfoMoney.

Lucas Espíndola

Deixe um comentário