Cidades em que Bolsonaro venceu em 2018 têm mais mortes por covid, diz estudo

Risco de infecção é 299% maior /Já o de morte pela doença, 415% /

(O presidente Jair Bolsonaro já teve diversas falas contra as medidas de proteção e restrição durante a pandemia)

Cidades em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou o 2º turno das eleições de 2018 apresentaram um maior número de casos e mortes por covid-19 do que aquelas em que ele perdeu. Cidades que tiveram mais de 51% dos votos para Bolsonaro registraram números de casos até 299% maior e até 415% mais mortes um ano depois do início da pandemia.

Os dados são de um estudo realizado pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e pela Universidade de Toronto. A pesquisa ainda está em fase de “preprint”, ou seja, ainda não foi verificada por outros pesquisadores e foi publicada em 29 de abril.  O estudo considerou os dados do Brasil.io, um repositório de dados públicos, sobre todas as 5.570 cidades brasileiras. Os dados sobre a votação nas cidades foram retirados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As informações são referentes ao período de 25 de fevereiro de 2020 a 18 de fevereiro de 2021. A análise desses dados levou os pesquisadores a concluírem que o discurso de Bolsonaro sobre a pandemia e as medidas de controle influenciou no comportamento das pessoas.

O post Cidades em que Bolsonaro venceu em 2018 têm mais mortes por covid, diz estudo apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.