~~Giro pelos Blog’S ( Quinta feira 01/07/2021 )~~

Blog do FinFa

Apelo – O prefeito de Flores-PE, Marconi Santana, em conversa com este blogueiro, comentou sua tristeza com o Governo Federal e Governo de Pernambuco, em virtude da distribuição da vacina Janssen dose única. “Faço um apelo ao Presidente Bolsonaro e ao Governador Paulo Câmara, para enviar as vacinas ‘Janssen’ para as cidades de pequeno porte, já que na última quinta-feira (24), chegaram ao nosso Estado, 62.250 doses, agora só foram distribuídas para Recife, Região Metropolitana, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. A soma de Afogados e Serra Talhada foi de 5.165, poderia dividir entre os outros munícipios do Pajeú. Nós precisamos da vacina para imunizar nossos munícipes também”. finalizou Marconi Santana.

Monitoramento – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, comandou mais uma reunião de monitoramento com sua equipe de governo. “Estou acompanhando de perto as metas e planejamentos de cada secretaria, buscando mais agilidade e eficiência em todas as ações de cada pasta, através dos nossos secretários e secretárias. Continuaremos acompanhando de perto cada detalhe”, pontuou Sivaldo.Vacinação – O Governo Municipal de Santa Terezinha-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quinta-feira 1º Julho, vacinação no Drive-Thur e Pedestres, para o grupo da faixa etária 45à 49 anos, o local da vacinação será no Pátio do Mercado Público.

Serviço Online – A partir de hoje 01/07, os servidores municipais de Iguaracy, podem ter acesso a vários serviços online. Entres eles a emissão de contracheque direto do site do município. Na mesma plataforma o servidor também pode acessar: Ficha Funcional, Ficha Financeira e Informe de rendimentos. Segundo o Secretário de Administração Marcos Melo, o servidor para ter o primeiro acesso, terá que fazer o cadastro para gerar o ‘Login e Senha’ na Secretaria de Administração no Setor Pessoal.

Pagou –

A Prefeitura de Itapetim depositou nesta quarta-feira (30), o pagamento referente ao mês de Junho, de todos os servidores municipais, COnselho Tutelar, aposentados e pensionistas. Segundo o prefeito Adelmo Moura, além do salário do mês, também foi antecipado 50% DO 13º Salário do funcionalismo.As transferências foram realizadas nesta quarta e nesta quinta (1º), o dinheiro estará disponível para saque na conta dos funcionários.

Inaugurou – A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou nesta quarta-feira (30/06) a pavimentação das ruas Joaquim Godoy, José Joaquim de Lima e Antônio Amâncio, na interligação Centro/AABB.São 1.982 metros quadrados de pavimentação, com investimento de R$221.340,93 reais (duzentos e vinte e um mil, trezentos e quarenta reais e noventa e três centavos), com contrapartida do erário municipal.

Sensatez – Parece que falta sensatez a alguns parlamentares na hora de indicar título de cidadão Afogadense para algumas pessoas. Tem muita gente que nada fez pela terrinha e acaba sendo agraciado apenas por ser amigo(a) do(a) vereador (a).O significado do Título de Cidadão: Significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar tanto eticamente, quanto moralmente e por prestar relevantes serviços a cidade, ajudando no seu desenvolvimento. Fica a dica!

Boletim – Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, do município de Custoódia-PE, neste último dia do mês de Junho (30), foram confirmados 03 casos positivos de Covid-19.

Perguntar não ofende – Por que tem prefeito com processos em todas as instâncias, mas ainda continua gestor?

Coluna da FolhaPE / Edmar Lyra

Arthur Lira se torna personagem central com superpedido de impeachment 

Os partidos de esquerda e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro apresentaram um pedido conjunto de impeachment do atual mandatário do Palácio do Planalto. O movimento foi liderado pelo Partido dos Trabalhadores e contou com a assinatura de ex-aliados do presidente como os deputados Kim Kataguiri e Joice Hasselmann, esta última que chegou a ser líder do governo na Câmara.

O pedido agora está nas mãos de Arthur Lira e conta com uma série de crimes de responsabilidade supostamente cometidos pelo presidente da República no exercício do mandato e em especial sobre o combate à Covid-19, situação agravada com a denúncia dos irmãos Miranda sobre irregularidades no contrato com a Covaxin.

Apesar da robustez do pedido de impeachment, até então o maior apresentado, a chance de avançar na Câmara dos Deputados é próxima de zero, uma vez que o presidente Arthur Lira já descartou aceitá-lo por considerar que traria ainda mais instabilidade para o país. Aliado de Bolsonaro, Lira não teria uma postura parecida com a de Eduardo Cunha, que foi algoz de Dilma, uma vez que foi eleito a contragosto do Palácio do Planalto à época.

Mas não é apenas a vontade pessoal de Lira o principal óbice ao avanço do impeachment, atualmente os deputados federais possuem um tratamento muito melhor do que os governos anteriores por conta da liberação de emendas para suas bases. Nunca um governo liberou tanta emenda parlamentar, o que dificulta ainda mais qualquer ambiente de afastamento do presidente na Câmara dos Deputados.

De todo modo, os próximos desdobramentos das investigações deixarão cada vez mais o presidente Jair Bolsonaro dependente da boa vontade de Arthur Lira, que passa a ter um papel ainda mais estratégico no conturbado ambiente político do país.

Pesqueira – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento do registro de candidatura do líder indígena Marquinhos Xukuru (Republicanos), eleito prefeito de Pesqueira em 2020 com 51% dos votos. O julgamento será retomado com um voto-vista do ministro Alexandre de Moraes. O cacique Xukuru foi considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa por, segundo o TSE, ter sido condenado em segunda instância por suposta participação em um incêndio em 2003.

PRTB – Partido do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o PRTB do deputado estadual Marco Aurélio, se prepara para montar suas chapas proporcionais, em especial a disputa para deputado estadual, quando o partido almeja eleger dois representantes na Alepe. O partido já iniciou movimentações para atrair quadros que tenham potencial eleitoral.

Aprovadas – As contas do exercício de 2020 do governo Jair Bolsonaro foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas da União. O relator do caso, ministro Walton Alencar Rodrigues, afirmou que não foi constatada nenhuma irregularidade que estivesse em desacordo com a Constituição Federal, mesmo sendo 2020 um ano marcado por uma forte calamidade advinda da pandemia.

Inocente quer saber – Lula prefere Jair Bolsonaro sangrando até 2022 para enfrentá-lo?

Falta o batom na cueca ?

Escândalo pega como um visgo num Governo quando as desconfianças de envolvimento do chefe maior, no caso o presidente da República, vão se confirmando com os fatos. Este caso da cobrança de propina na compra de vacina, tendo como protagonista o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, despencou no colo de Bolsonaro, mas está faltando o batom da cueca.

Diferente da era PT, que começou com Lula e se estendeu a Dilma, Bolsonaro não esperou o resultado das investigações. Degolou Dias de imediato, no calor da emoção, sem fazer o menor esforço de ouvir a versão de quem estava sendo acusado. Confiou apenas no que saiu na mídia, ou seja, na palavra do denunciante, o vendedor Luiz Paulo Dominguetti, da empresa Davati Medical Supply.

Dias estava no Ministério desde a posse de Luiz Henrique Mandetta, mas, segundo o ex-ministro, sua ascensão ao cargo se deu por indicação do ex-deputado Alberto Lupion, do DEM do Paraná. Além de Lupion, quem está mais próximo ao diretor? Ele tinha poderes para assinar contratos bilionários e, certamente, os anteriores que administrou, assinou e liberou estão também eivados de suspeitas, ou não?

Só se descobriu o da propina da vacina, diga-se de passagem, porque o vendedor denunciou, mas passou por ele, gestor de todos os contratos e dono absoluto da logística do Ministério da Saúde, uma bolada de dinheiro para compra de todos os equipamentos médicos hospitalares usados no combate à pandemia. É aí que mora o perigo!

Porque, além do atual ministro Marcelo Queiroga, Dias teve outros chefes que deram aval para suas compras, entre eles o ex-ministro Eduardo Pazuello, que está no olho do furacão. Como Pazuello, que teve ontem seu sigilo bancário e fiscal quebrado pela CPI da Covid, é extremamente ligado a Bolsonaro, militar como ele, há um caminho para os fatos que podem respingar no presidente. Se isso ocorrer, aparece o batom na cueca.

Negociação oficial – Uma troca de e-mails obtida pela CPI da Covid no Senado mostra que o Governo negociou a compra de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca com a Davati Medical Supply “via” Luiz Paulo Dominguetti Pereira. A empresa com sede no Texas (EUA) nega que ele seja seu representante, mas o apontou como intermediário de uma oferta formal enviada ao Ministério da Saúde em 26 de fevereiro deste ano. Dominguetti Pereira relatou que Roberto Ferreira Dias teria pedido propina de US$ 1 por dose da vacina AstraZeneca. Suas declarações foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Dominguetti se apresentou como representante da Davati no Brasil, o que a empresa nega.

Os sete bandidos – O presidente Jair Bolsonaro participou, ontem, da inauguração de nova estação de radar de fiscalização em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. No evento, criticou duramente a condução da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado. “Não conseguem nos atingir. Não vai ser com mentiras ou com CPI, integrada por 7 bandidos, que vão nos tirar daqui. Temos uma missão pela frente, conduzir o destino de nossa nação e zelar pelo bem-estar e pelo progresso do nosso povo”, disse.

Novo suspeito – Responsável por levar suspeitas de corrupção na compra de vacinas ao presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou, ontem, recebido uma oferta de propina para agilizar a contratação do imunizante indiano Covaxin no Ministério da Saúde. O parlamentar, até então aliado do Palácio do Planalto, disse que a proposta partiu de Silvio Assis, um lobista conhecido em Brasília, próximo do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR). Segundo Miranda, ele recusou a oferta.

O substituto – O Ministério da Saúde designou o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes como substituto eventual do diretor do Departamento de Logística em Saúde, cargo que até, ontem, era ocupado por Roberto Ferreira Dias, exonerado após ser acusado de pedir propina para fechar um contrato para compra de vacina. Ridauto é assessor do mesmo departamento desde janeiro deste ano e assume a função no lugar de Marcelo Blanco da Costa, dispensado também acusado de participar das negociações por propina. Militar, Blanco da Costa foi nomeado assessor da área pelo então ministro Eduardo Pazuello ainda em maio do ano passado.

Lula no Recife – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral, informou que o ex-presidente Lula estará em Pernambuco agora em julho, mas não falou em data. Negou que o partido já tenha batido o martelo em apoio ao petista como pré-candidato ao Palácio do Planalto. “O que existe, hoje, são conversações para um grande movimento no sentido de derrotar Bolsonaro”, disse. Quanto ao roteiro de Lula no Estado, Danilo explicou que só será definido quando foi marcada a data, o que deve ocorrer ainda na primeira quinzena deste mês.

CURTAS

COTA PARLAMENTAR – A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, por unanimidade, projeto de lei que dá autonomia aos deputados estaduais para reajustar os auxílios saúde e alimentação dos servidores do Legislativo. Além disso, o plano permite que sejam modificados os valores da verba indenizatória deles próprios, que vai passar a se chamar “cota parlamentar”.

NO JEITINHO – Durante a sessão ordinária, os deputados deixaram claro que os benefícios eram destinados aos servidores da Alepe e não aos parlamentares. No entanto, o terceiro artigo do projeto institui a cota para o exercício da atividade parlamentar, destinada a custear gastos vinculados ao exercício das atividades dos deputados. E esta cota substitui a verba indenizatória do exercício parlamentar.

Perguntar não ofende: Bolsonaro agora entrou de vez no paredão?

O post ~~Giro pelos Blog’S ( Quinta feira 01/07/2021 )~~ apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.