~~Giro pelos Blog’S ( Sexta feira 02/07/2021) ~~

FinFa Blog 

Vistoriando obras – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca, esteve vistoriando algumas obras do município. Manuca esteve na Passagem Molhada do Lagoinha – Alto do Moura, que já encontra-se pronta, nas obras da Passagem Molhada da Timbaúba – Açudinho e a na USF Mata Verde. “É uma honra trabalhar para acabar com o isolamento das comunidades no inverno. Em breve, entregaremos a quarta Passagem Molhada de 12 que construiremos até início de 2022. Na saúde, senti a alegria das pessoas que eram atendidas na USF agradecendo pela conquista de ter médico, enfermeira, dentista e auxiliares todos os dias perto de casa. Obrigado de coração à todos pela recepção!”, disse o prefeito Manuca.

Inaugura – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (Sandrinho), estará nesta sexta-feira às 16 horas, inaugurando a pavimentação de três ruas no bairro São Francisco. “Quero parabenizar o prefeito Sandrinho, pela grande obra que nos tirou da poeira e lama, nós moradores estamos muito satisfeitos”. Às 19 horas, o prefeito inaugura o PROCON Afogados e da nova sede da Guarda Civil Municipal e às 20 horas, inaugura a Praça Padre Carlos Cottart (área dos quiosques).

Disse – “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso.” (Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, em entrevista gravada na tarde desta quinta-feira (1º), ao programa Conversa com Bial, da TV Globo)

Balanço – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), postou na sua rede social o balanço destes 06 primeiros meses de 2021. “Seis meses de muito trabalho. Esse é o fruto das nossas ações no primeiro semestre deste ano na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foram inúmeros projetos, requerimentos e indicações em prol do povo pernambucano. Estamos no caminho certo e nosso compromisso é continuar trabalhando pela nossa gente”, escreveu o parlamentar.

Que mais gerou empregos em maio – O Recife foi a capital do Nordeste com maior saldo positivo entre admissões e desligamentos no mês de maio, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (01.07) pelo Ministério da Economia. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou que, no mês passado, o Recife gerou 2.844 postos de trabalho. As outras duas capitais nordestinas que mais ganharam empregos formais foram Fortaleza (2.491) e Salvador (2.303). Do ponto de vista estadual, Pernambuco ficou em segundo lugar na Região Nordeste, com 7.864 novos postos de trabalho, perdendo apenas para a Bahia, que gerou 10.040 empregos em maio. Os setores que mais contribuíram para o total das vagas criadas em Pernambuco foram indústria (3.421), serviços (2.513) e comércio (1.433).

Frase – “Por que só Serra e Afogados receberam vacina Janssen ?” (Prefeito de Flores, Marconi Santana)

Vacinação – A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Quixaba-PE, anunciou para esta sexta-feira (02), vacinação da primeira dose da Pfizer-BioNTech para pessoas do grupo de 41 à 42 anos, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Antônia Rainha e José Jacinto, na próxima segunda-feira (05) na ESF Maria das Dores a partir das 8 horas da manhã, a população deverá levar seu cartão SUS, RG e CPF.

Queda – A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está em queda desde o dia 20 de junho e se manteve assim no mais recente balanço do consórcio dos veículos da imprensa: 1.558 mortes nos últimos 7 dias. Especialistas apontam que os números da queda estão entre os dados que já mostram a efetividade da vacina em grupos (sobretudo idosos) que estão totalmente imunizados. Apesar disso, eles alertam que a pandemia não está controlada e que a chegada da variante delta ainda é um risco para aqueles que não tomaram as duas doses da vacina. “A vacinação com duas doses dos idosos (é a explicação para a queda). A cobertura já está bem elevada nesta faixa, acima dos 60%. Acima dos 70, 80 e 90 ainda é maior. No número de casos, o impacto só vai ser maior com o avanço da vacinação”, afirma Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz.

Confirmada – 6O radialista Anchieta Santos, em conversa com este blogueiro, confirmou que sua cirurgia está marcada para a próxima segunda-feira (05) no Hospital da Restauração do Recife. Anchieta será internado neste domingo (04), às 8 horas da manha. Deus no comando amigo!

Perguntar não ofende –

Por que têm profissionais liberais que não aceitam certas medidas que melhoram o atendimento da população?

Coluna da FolhaPE / Edmar Lyra 

Fernando Bezerra Coelho questiona acontecimentos na CPI 

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado Federal, contestou a versão de que havia negociação de propina no Ministério da Saúde durante o depoimento do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que supostamente teria negociado propina de um dólar por dose de vacina.

Para o senador, não há embasamento comprobatório, uma vez que o diretor de logística, Roberto Ferreira Dias, não tinha prerrogativa para negociar aquisição de vacinas, cuja responsabilidade era do então secretário-executivo Élcio Franco. Ainda de acordo com o senador, era risível a tese de que a AstraZeneca poderia negociar 400 milhões de doses com o Brasil, uma vez que ela não conseguiria dar conta para tamanha demanda. O senador também contestou o adiamento do depoimento do deputado federal Ricardo Barros, que segundo os denunciantes, estaria envolvido na aquisição supostamente irregular da Covaxin.

A própria denúncia de propina de um dólar por dose, se porventura houvesse fundamentação, seria um montante de US$ 400 milhões, algo surreal para qualquer movimentação financeira irregular. Portanto, a avaliação governista é que o depoimento de Dominguetti poderá ter derrubado por terra as denúncias apresentadas pelo deputado federal Luiz Miranda, que por sinal, ficou embaraçado com as falas de Dominguetti, em especial após a divulgação de um áudio com o parlamentar negociando venda de material.

O grande desafio da oposição agora, que parecia ter uma bala de prata contra Bolsonaro, será justificar a prorrogação da CPI, quando muitos avaliam que a montanha pariu um rato, e deixou a Comissão Parlamentar de Inquérito em situação bastante difícil perante a sociedade.

Impeachment – O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, convocou uma reunião extraordinária do Conselho Federal da ordem, marcada para 20 de julho, com a finalidade exclusiva de debater a proposta de apresentação de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Na nota de convocação, Santa Cruz explica que a OAB recebeu uma análise jurídica que aponta para supostos crimes cometidos por Bolsonaro e indica elementos para que a OAB apresente pedido de impeachment por crime de responsabilidade.

Orla – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), anunciou um projeto que requalificação da orla da cidade, com a criação de um calçadão, equipamentos de lazer e iluminação de LED. O investimento será de R$ 20 milhões.

Espanha – Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) viajaram com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para a Espanha e participaram do Mobile World Congress (MWC) e conheceram de perto a tecnologia do 5G que deverá revolucionar a comunicação no Brasil.

Projeto – O Senado Federal aprovou projeto do deputado federal André Ferreira (PSC), que torna automática a inscrição de famílias carentes no programa de Tarifa Social da Conta de Energia. A medida reduzirá em até 65% a conta de luz desta faixa da população. A experiência já havia sido bem-sucedida em Jaboatão, e com isso será ampliada para todo o país.

Inocente quer saber – As denúncias na CPI subiram no telhado com o depoimento de Dominguetti?

Dia de vexame na CPI

A CPI da Covid ouviu, ontem, o vendedor-policial Luiz Paulo Dominguetti, responsável pela denúncia de cobrança de propina na compra de vacina por parte de Roberto Ferreira Dias, diretor de Logística do Ministério da Saúde, afastado no mesmo dia pelo presidente Bolsonaro. Por pouco, Dominguetti não sai preso da CPI por entrar em contradição em vários momentos da sua fala.

Após vários pedidos de senadores para que Dominguetti fosse preso, o presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM), não ordenou a prisão do depoente, que se apresentou como representante da Davati Medical Supply, afirmando ter recebido proposta de propina de Roberto Ferreira Dias. Aziz alegou que não ordenaria a detenção de Dominguetti apenas em respeito à família do policial e classificou como grave a atuação dele frente à CPI.

O incômodo de Aziz e de outros senadores se deu com o fato de Dominguetti ter exibido à comissão um áudio do deputado federal Luis Miranda – que denunciou as irregularidades da vacina indiana Covaxin – afirmando que o parlamentar também estaria envolvido em negociações de venda de vacinas. Miranda, no entanto, negou que o assunto do áudio fosse sobre imunizantes. Depois disso, Dominguetti precisou ajustar seu discurso.

Segundo o presidente da comissão, a gravação apresentada por Dominguetti estava fora do contexto e ainda teria sido editada – o que o policial afirmou desconhecer. “É muito grave o senhor emitir áudio editado”, disse Aziz. O presidente da comissão questionou ainda por qual motivo Dominguetti teria tanta confiança no representante da Davati no Brasil, Cristiano Alberto Carvalho, que enviou a ele o áudio. Aziz também mencionou a necessidade de a CPI realizar uma acareação entre Dominguetti e outros citados por ele, como Cristiano e Roberto Dias.

Armação do Governo? – O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pediu que a CPI da Covid solicite uma investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as condições do depoimento do policial militar Luiz Paulo Dominguetti. Para Carvalho, há no “mínimo suspeição” de que Dominguetti, que se apresentou como vendedor de vacinas, teria sido “plantado” na comissão para desviar o foco das investigações em torno da vacina indiana Covaxin. Ao citar publicações de Dominguetti nas redes sociais em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, Carvalho insinuou que o governo poderia estar por trás das declarações do policial.

Lula sumiu! – Com mais de 11 mil tuítes sobre o tema, a hashtag #LulaSumiu ficou entre os assuntos mais comentados, ontem, no Twitter. Muitos usuários questionam o “sumiço” do petista em um momento em que a CPI da Covid no Senado mira os supostos esquemas de corrupção envolvendo o governo federal na negociação de vacinas. Maias cedo, Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pelo PDT, citou antigos aliados do ex-presidente e falou sobre a ausência de declarações do petista em relação aos possíveis casos de corrupção envolvendo o governo atual.

Versão alterada – O áudio apresentado por Luiz Paulo Dominghetti, ontem, à CPI da Covid, segundo Luis Miranda (DEM-DF), está descontextualizado e não se trata de uma intermediação de vacinas. O deputado registrou em cartório que se referia a uma negociação de luvas que teria ocorrido em outubro do ano passado. Dominghetti foi pressionado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) sobre o recebimento do áudio. “A perícia vai provar que recebi o áudio de Cristiano”, respondeu Dominghetti, se referindo ao CEO da Davati Medical Supply.

Sem visibilidade – O filho “01” do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (Patriota), afirmou, ontem, que o pai optou por não “dar visibilidade ao assunto” ao evitar comentar sobre o encontro que teve em março com o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que afirma ter relatado ao presidente as suspeitas de irregularidade na compra da vacina indiana Covaxin. “O presidente não quer dar visibilidade para o assunto, ele está muito tranquilo e seguro, quem pode falar sobre o encontro é ele”, disse Flávio ao ser confrontado com a lembrança de que Bolsonaro não desmentiu Luis Miranda até o momento.

O padrinho da 423 – O deputado Fernando Rodolfo (PL) teve papel importante na pressão em cima do Governo para sair do papel a duplicação da BR-423, que liga São Caetano a Garanhuns. Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o parlamentar relatou que chegou a se encontrar com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, por diversas vezes em Brasília em alguns estados nordestinos, para cobrar o contrato de início dos trabalhos. “Esta é uma luta antiga e só temos que comemorar a decisão do Governo em assegurar o início do projeto de engenharia, que dá sequência às obras de duplicação”, afirmou.

CURTAS

CRIME – Uma assessora do vereador Novo da Banca (Republicanos), de Vitória de Santo Antão, foi assassinada a tiros na noite da última quarta-feira. Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, estava em uma moto na estrada que liga os bairros de Caiçara e Pirituba quando foi baleada. “Ela cresceu junto dos meus filhos, é como se fosse da minha família mesmo. Ela ia se mudar para a nova casa dela”, afirmou o parlamentar.

REGIONALIZAÇÃO – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove, hoje, o webinar Desafios para Regionalização e Sustentabilidade dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e da Amupe.

Perguntar não ofende: Por que Geraldo quer sigilo nos contratos de Suape?

Blog do Elielson

Pré-candidato a governador, o prefeito Anderson Ferreira (PL) vem tocando uma gestão exitosa e com muitas entregas em  de Jaboatão dos Guararapes.

Recentemente, ele anunciou a integração dos terminais, recuperação da orla e o Vem. Projetos de impacto social e na mobilidade. Além de ser pano pra manga no quesito político.

Anderson ainda tem a vantagem de comandar uma cidade com um quantitativo maior de habitantes dentre os nomes postos na Oposição sendo o único na Região Metropolitana. Por esses motivos sua pré-candidatura ganha musculatura e tende a sair do papel em 22.

VISITA A JOÃO – A cúpula nacional do Avante comandada por Tibé e o deputado Sebastião Oliveira visitaram ontem o prefeito do Recife, João Campos. A legenda fez um encontro para debater a reforma eleitoral.

AMPLIANDO – Já com muita força na Zona da Mata, a deputada estadual Simone Santana (PSB) vem ampliando suas bases no Agreste pernambucano com adesão de novas lideranças ao seu grupo.

RÁPIDAS

CRECHES – Numa articulação da Secretaria de Assuntos Municipais, o deputado professor Paulo Dutra conseguiu aprovar na Alepe a doação de parte do terreno da Escola Dr. Franscico Siqueira para a Prefeitura de Lagoa do Carro fazer uma creche.

NO PÁREO – O deputado André de Paula está se articulando bem em nível nacional para que seu nome seja escolhido pra vaga de Senado na chapa da Frente Popular. Essa será uma das condicionantes para que o PSD apoie Lula.

PINGA-FOGO: Vai aparecer alguém para bater de frente com os Gouveias em Paudalho ou eles vão continuar correndo solto?

O post ~~Giro pelos Blog’S ( Sexta feira 02/07/2021) ~~ apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.