~~Giro pelos Blog’S ( Quarta feira 07/07/2021)~~

Blog do FinFa

Apelo – O Padre Luiz Marques, Pároco da Paróquia do São Francisco em Afogados da Ingazeira, em conversa com este blogueiro, afirmou , que no último domingo (04) durante a celebração da missa às 19 horas, motoristas irresponsáveis e sem respeito em seus veículos particulares, circularam com o som com volume acima do permitido, aos arredores da igreja. “Denunciei anteriormente, mas parece que o Bairro São Francisco é um local sem ação das autoridades de Afogados, aqui não existe nada de fiscalização, até na Pandemia é o Bairro que tem mais denuncias, agora peço outra vez, que tomem uma providência, o que existe de irresponsáveis embrigados que ligam o som do seu carro numa altura sem limites, e ficam circulando pela igreja no horário da celebração, é constante. Espero uma providência das autoridades. O problema no São Francisco não são os bares”, finalizou Padre Luizinho.

Comemorando – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), esteve ontem em Brasília acompanhado do Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, do vice-prefeito Helinho Aragão, estiveram no gabinete do deputado federal Eduardo da Fonte, onde tiveram uma excelente notícia. Segundo o prefeito Fábio, a promessa feita é promessa cumprida, uma emenda de R$ 1 milhão, com o deputado Eduardo Da Fonte para reformar e reabrir o Matadouro Público da nossa cidade. “Acompanhei de perto o sofrimento dos marchantes e não poderia ficar de braços cruzados em relação a isso. Nós vamos reabrir o Matadouro e oferecer estrutura e carne de qualidade para o nosso povo”, disse o deputado Diogo Moraes.

Com o governador – A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, acompanhada da vice-prefeita Bia Numeriano, os secretários municipais Dário Novaes e João Ernesto, além do prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba e o presidente do IPA, Kaio Maniçoba. estiveram ontem (06), com o Governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Onde foram discutidos uma extensa pauta de demandas sobre o desenvolvimento socioeconômico de Floresta e região.”O governador sem solícito ouviu nossas demandas, mais uma vez, reafirmamos nosso comprimisso com o povo florestano, buscando melhorias para o nosso município e região, através de parcerias com o governo do estado, prefeituras de cidades circunvizinhas e iniciativa privada”, pontuou a prefeita Rorró.

Confirmou – O deputado federal Sebastião Oliveira, em conversa ontem com este blogueiro, confirmou que na próxima sexta-feira (09), terá um encontro com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, Carlito Godoy, amigo pessoal, onde eles vão discutir o planejamento para construção do Polo Industrial Municipal , que leva o nome do seu saudoso e querido tio Givaldo Andrada. “Vou conhecer o projeto, vou conhecer o local, vamos discutir o planejamento viário, após isso iremos analisar se serápossível ajudar através de emenda parlamentar”, pontuou Sebastião.

Disse – “É um importante patrimônio da nossa cidade que está completamente restaurado. Hoje, quem puder vir aqui na Rua Nova, bairro de Santo Antônio, conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, vai ver a beleza desse patrimônio e ainda ter um momento de fé e esperança, sobretudo em um cenário como esse da pandemia”.(Prefeito do Recife João Campos)

Ações – A Prefeitura Municipal de Custódia através da Secretaria de Obras e Urbanismo, realizou um mutirão de limpeza em várias ruas do centro,, Vila da COHAB, Redenção. “Foram retirados entulhos, lixos,metralhdas entre outros. “Esta ação vai continuar iremos chegar ao seu Bairro e ruas, esse é o Compromisso do prefeito Manuca e da vice-prefeita Luciara, dar o melhor bem estar aos custodienses”, disse o Secretário Berg Lira.

Prorrogada – A X Geres – Gerencia Regional de Saúde com sede em Afogados da Ingazeira, anuncia que a campanha de vacinação contra a influenza será prorrogada e segue focada na proteção dos grupos prioritários até o dia 08/08. “A decisão foi tomada entre os gestores municipais e o Estado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da última segunda-feira (05/07). Em relação a vacinação do público em geral, também ficou definido que cada cidade deve avaliar suas coberturas vacinais e, batendo as metas preconizadas, avaliar o possível avanço da estratégia para este público. É importante lembrar que é preciso um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das vacinas contra a influenza e Covid-19 para aquelas pessoas que estão elegíveis em ambas as campanhas”, disse a Gerente Mary Delanea.

Frase – “Painho foi extubado e começou o desmame da sedação. Está respirando bem e se recuperando rápido.
Continuem orando. Obrigada pelo apoio”. (Rhayssa Huana, filha do radialista Anchieta Santos, que se submeteu a uma cirurgia ontem no Hospital da Restauração em Recife)

Perguntar não ofende – Não é melhor vereadores de Afogados da Ingazeira, não se anteciparem com acertos para apoios a deputados estaduais para eleições 2022?

Coluna da Folha’PE/Edmar Lyra

PSB prepara chapas proporcionais para 2022 

Com onze deputados estaduais e cinco federais, o PSB pretende ampliar suas chapas proporcionais para a disputa de 2022, numa conta preliminar, o partido poderá eleger até oito representantes na Câmara Federal e chegar a pelo menos quinze deputados estaduais. O partido já conversa com nomes que podem representar candidaturas regionalizadas a exemplo de Rodrigo Farias, que terá como principal base Surubim, Danillo Godoy, que terá sua partida em Bom Conselho, e Tião do Gesso, que foi candidato a prefeito de Araripina e poderá figurar nos quadros socialistas, outro nome com boas chances de ser candidato é o presidente da Amupe e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

Na própria composição da Alepe atual, são esperados pelo menos dois deputados estaduais que estão em outros partidos, o atual presidente da Casa Joaquim Nabuco, Eriberto Medeiros, e o atual secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, que estão no PP e no PSD, respectivamente. Um outro nome que promete abalar as estruturas é Pedro Campos, irmão do prefeito João Campos, que poderá ser um importante puxador de votos para a Alepe.

No âmbito federal, além dos atuais mandatários, são esperados Lucas Ramos e Eriberto Rafael como candidatos a deputado federal, ambos com potencial para mais de 80 mil votos, e ainda há forte expectativa sobre a possibilidade de Paulo Câmara ser candidato nas eleições do próximo ano, e uma tentativa de deputado federal não estaria descartada, configurando-se numa espécie de puxador de votos do partido.

Com a dúvida se haverá a mudança da regra eleitoral, o PSB faz o dever de casa e com isso estará preparado para qualquer cenário, ajudando a Frente Popular a manter grande representatividade nas duas casas legislativas.

Deputados – Ainda existe uma avaliação de que muitos deputados de mandato que estão em partidos que não montarão chapas aportarão nas hostes socialistas, uma vez que são esperados como ponto de corte 70 mil votos pra deputado federal e 30 mil para deputado estadual para as últimas vagas do PSB considerando a votação do pleito passado.

Dobradinha – Pré-candidato a deputado federal, o vereador do Recife Eriberto Rafael recebeu o apoio do ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, que será candidato a deputado estadual. Eles dobrarão na região do litoral norte.

Definição – O presidente Jair Bolsonaro definiu que indicará mesmo o Advogado Geral da União, André Mendonça, para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal. Após conversar com interlocutores do Congresso Nacional, o presidente recebeu o sinal verde para oficializar seu auxiliar para o posto.

Mudança – O empresário Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente da República, José de Alencar, assumirá a presidência da Fiesp em substituição a Paulo Skaf. Na entidade, ele deverá aproximar o empresariado do ex-presidente Lula, de quem está cotado para ser candidato a vice.

Inocente quer saber – Quem seria o vice dos sonhos para o ex-presidente Lula em 2022?

Reforma eleitoral não anda

Pelo andar da carruagem, as regras eleitorais para o pleito de 2022 devem ser as mesmas de 2020. O sentimento flora não apenas entre os deputados federais, mas também Salão Azul, onde circulam desenvoltos os senadores. Em encontro com líderes partidários, ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sentiu um claro descontentamento com a frequência das mudanças nas regras eleitorais no Brasil por parte dos próprios líderes.

O que houve de mais próximo de um encaminhamento foi o indicativo de usar o recesso do Legislativo, entre 17 de julho e 1 de agosto, para discutir o assunto e tentar chegar a um acordo para, depois, votar. Caso não haja recesso, uma possibilidade se não houver votação da Lei de Diretrizes Orçamentarias nos próximos 10 dias, ainda assim seria usada a segunda quinzena de julho para tentar um acerto.

“Há um sentimento de que não é hora de se ter mudanças substanciais nas regras eleitorais. Os presidentes dos partidos têm consciência de que não dá para alterar o sistema eleitoral a cada eleição”, disse Roberto Freire, presidente do Cidadania, manifestando o sentimento dos demais presidentes de partidos. Caso esse cenário se concretize, poderá haver uma corrida para aprovar projetos sobre esses temas no início do segundo semestre.

Só valem em 2022 mudanças nas regras eleitorais aprovadas ao menos um ano antes das eleições. Ou seja, o limite é outubro desse ano para Câmara e Senado aprovarem algo. Ao chegar à Câmara depois da reunião com os partidos e almoço com líderes de bancada aliados, Lira disse que a votação do tema na Casa será até a partir do dia 4 de agosto. “Prazo fatal no plenário”, declarou.

Mas poucos acreditam que isso venha a prosperar, até porque não há consenso em nenhuma mudança proposta para eleição proporcional, nem em relação ao sistema do distritão, que, na prática, são eleitos os mais votados, nem tampouco na proposta das federações partidárias, a união de partidos por quatro anos, o que abriria uma janela para as coligações partidárias, proibidas nas eleições passadas.

Distritão rejeitado – As cúpulas de alguns dos principais partidos são contra o distritão porque ele diminui o poder das siglas sobre seus filiados. Mas, na Câmara, a maioria dos deputados tem demonstrado interesse pelo sistema e podem atropelar os dirigentes da legenda. O motivo é o fim das coligações no Legislativo. Nas regras atuais, os partidos podem ter um número de candidatos equivalente a 150% da quantidade de vagas que cada Estado tem na Câmara. Lançar menos que isso significa menos gente fazendo campanha, menos votos e, portanto, menos chances de eleger deputados.

As grandes barreiras – Partidos pequenos ou mesmo diretórios estaduais pouco estruturados de grandes legendas estão com dificuldades para encontrar candidatos. Os deputados estão assustados porque isso pode comprometer reeleições. Quanto ao voto impresso, trata-se de uma pauta promovida pelo presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores. Mas 11 partidos, inclusive aliados de Bolsonaro, colocam-se contra a alteração e fizeram a proposta perder força na Câmara. O Código Eleitoral, por sua vez, deverá ser um projeto, ainda não oficialmente divulgado, com mais de 800 artigos. E as federações partidárias dividem partidos pequenos e grandes, que tenderiam a absorver os filiados de siglas que podem definhar nos próximos anos se mantidas as regras atuais.

CPI sem recesso – O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), comunicou, ontem, que o colegiado não interromperá seus trabalhos nas duas semanas de julho em que o Congresso pode ter recesso. O senador disse que a comissão não tem “o direito de tirar férias com pessoas morrendo “. “Nós não temos esse direito, e ninguém pode nos obrigar a ter esse direito. Nós temos a vida toda para tirar férias, agora não dá para tirar férias, com pessoas sendo vítimas da covid-19, do negacionismo, da falta de espírito público. A CPI irá continuar em pleno recesso, vamos continuar “, afirmou.

Boa notícia – O governador Paulo Câmara ampliou, a partir de ontem, o horário de funcionamento de bares e restaurantes. Na Macrorregião 1, que compreende o Grande Recife, a Zona da Mata e parte do Agreste, os estabelecimentos poderão funcionar até 23h, durante a semana, e até 22h, nos finais de semana e feriados. Nas demais regiões, os bares e restaurantes podem funcionar até 22h, durante a semana, e até 21h, nos fins de semana e feriados. Em Fernando de Noronha, ampliação é até 0h e poderão ser retomadas as apresentações musicais.

Péssima notícia – Em meio à pandemia de Covid-19, Pernambuco registrou um aumento de 473,7% nas confirmações de Chikungunya. No primeiro semestre de 2021, foram 3.947 casos confirmados. No mesmo período de 2020, houve 688 ocorrências consolidadas nas estatísticas do Governo. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, com registros entre 3 de janeiro e 26 de junho deste ano. Houve notificações em 111 dos 184 municípios. Ainda segundo a Secretaria, houve redução nas confirmações de dengue, no mesmo período. No primeiro semestre de 2021, o Governo confirmou 3.152 casos. Em 2020, foram 6.437 confirmações. A queda chegou a 51%.

CURTAS

CONCLUSÃO – A Secretaria de Defesa Social concluiu as investigações preliminares sobre a conduta de PMs que agiram com violência no protesto pacífico contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 29 de maio, no Recife. Sete processos administrativos disciplinares foram abertos pela Corregedoria-Geral contra os envolvidos. Na manifestação, duas pessoas ficaram gravemente feridas: o adesivador de táxis Daniel Campelo, de 51 anos, e o arrumador de contêineres Jonas Correia, de 29 anos, perderam a visão de um dos olhos.

PUNIÇÕES – Os policiais, segundo nota da Defesa, continuam afastados de suas funções. Um deles cumpre afastamento cautelar, com recolhimento de armamento e carteira funcional. Os demais estão afastados de suas atividades operacionais, prestando serviços administrativos nas unidades onde são lotados. Ao todo, foram realizadas nove investigações preliminares sobre a ação no protesto. Oito estão concluídas e uma teve o prazo prorrogado.

Perguntar não ofende: Datena dá algum caldo para uma terceira via?

O post ~~Giro pelos Blog’S ( Quarta feira 07/07/2021)~~ apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.