~~Giro pelos Blog’s ( Quinta feira 08/070/2021)~~

Coluna do FinFaCom o governador – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, teve ontem (07), audiência com o Governador Paulo Câmara, onde o Secretário Estadual da Fazenda Décio Padilha, Miguel solicitou investimentos estaduais para Petrolina entre outros assuntos. “Expressei o nosso contentamento com a decisão tomada pelo governo de não cobrar um imposto que afetaria diretamente a nossa região: o ICMS sobre a uva e demais frutas produzidas a partir da fruticultura. Este imposto, além de aumentar a já pesada carga tributária cobrada em Pernambuco, seria equivocado, já que estes produtos são naturais. Prontamente o governador revogou a medida anunciada pela Secretaria da Fazenda e entendeu os prejuízos que esta cobrança traria. O Vale do São Francisco é um polo nacional de produção de frutas, e ele precisa ser incentivado, fortalecido, o oposto do que causa a cobrança de mais impostos. Acima de posições políticas, o nosso compromisso deve ser sempre com as pessoas, com a melhoria da vida delas, para que pautados pelo respeito, a gente trabalhe para fazer Pernambuco um estado mais forte para todos”, afirmou Miguel Coelho.Participou – O presidente da Astur-PE, Edgar Santos, participou ontem (07) do 1º Encontro dos Secretários e Dirigentes de Turismo dos Municípios da região turística, Serras e Artes e do entorno de Gravatá-PE. O e
Evento que aconteceu no Hotel Fazenda Portal de Gravatá foi recepcionado pelo secretário de turismo da cidade e vice-prefeito Edval Carlos (Darita) e contou com a presença de representantes de todo trade turístico da região do entorno como Bonito, Caruaru, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Pombos, Camocim de São Félix e outros, onde foram discutidos fomentos sobre o retorno do turismo após o período da COVID-19. “O fortalecimento das regiões e a união dos municípios com cereteza vai desenvolver melhor toda área turística após esta Pandemia, vamos cada vez mais adicionar municípios no mapa do turismo brasileiro, fortalecendo assim os municípios pernambucanos nas suas mais diversas regiões”, pontuou o Presidente Edgar Santos.

Você sabia –

Que o Estado de Pernambuco é pioneiro na vacinação de gestantes e puérperas contra a Covid-19, independente de comorbidades, O Estado já imunizou 58.261 pessoas deste grupo com a primeira dose, usando apenas a vacina da Pfizer, o que corresponde a 50% do público.

Antecipando – A Prefeitura de Custódia-PE, realiza nesta quinta-feira (08), a antecipação de 50% do 13º Salário de todos os servidores efetivos, aponsentados e pensionistas.

Disse – “Estamos debatendo essa questão do Matadouro Público desde quando ele foi fechado na gestão passada. A turma que não gosta de Santa Cruz recebeu cinco termos de ajuste de conduta, mas não se mexeu para cumprir um único termo e tentar reabri-lo. Fomos atrás das possibilidades e com a ajuda do Governo do Estado, através da CPRH e Adagro, conseguimos avançar. Nessa ida a Brasília, a parceria do nosso grupo com o Deputado Eduardo da Fonte conseguiu uma emenda de um milhão de reais e com esse recurso, reabriremos o matadouro com qualidade para o bem da população”. (Deputado Estadual Diogo Moraes-PSB)

Primeira dose – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, tomou ontem (07), a primeira dose da vacina Pfizer/BioNtech contra a Covid-19, no ponto de vacinação do Salão Padre Gabriel Hofstede, no bairro Heliópolis. Reagendei após um período de duas semanas, pois estava me recuperando de uma virose; além de ter cumprido agenda em Brasília durante a última semana. Mas hoje chegou esse momento tão esperado!”, disse Sivaldo.

Frase –

 “Eu não exergo outro nome que não seja o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio para ser nosso candidato a governador nas eleições 2022”. (Deputado Federal, André de Paula, na LIVE que este blogueiro realizou na noite de ontem)

Exonerou –

O governo federal exonerou o diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz. Ele havia dado aval para que um reverendo e a entidade presidida por ele negociassem 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa americana Davati Medical Supply. A exoneração foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quinta-feira (8) e é assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. A publicação ocorreu um dia após ser oficializada a exoneração de Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde que também é citado nas negociações de compra de vacina com a Davati.

Em casa –

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, já encontra-se em sua residência na capital pernambucana. Evandro teve alta hospital na tarde de ontem (07), quando passou 06 dias internado no Hospital Português, lutando contra a COvid-19.

Perguntar não ofende –

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes-PE, Anderson Ferreira topa deixar a prefeitura para sair candidato a senador na chapa oposicionista?

Coluna da FolhaPE/Edmar Lyra

Miguel Coelho defende prazo para escolha do nome da oposição 

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pré-candidato do MDB a governador de Pernambuco, reforçou a posição de André Ferreira para que a oposição tenha apenas um candidato a governador em 2022 entre os três prefeitos, mas foi além ao avaliar que a definição sobre quem será o candidato aconteça em novembro para que o escolhido tenha condições de construir um projeto competitivo para enfrentar o PSB.

Ainda de acordo com o gestor de Petrolina, há uma demanda da população para um novo projeto para Pernambuco que possa representar uma mudança de panorama, trazendo esperança em dias melhores para o pós-pandemia no estado. Miguel elenca diversos gargalos que precisam ser solucionados, como a falta de abastecimento d’água, a precariedade das estradas, e a necessidade de gerar emprego e renda para a população, e acredita que somente um novo projeto poderá representar uma efetiva melhora de vida para os pernambucanos.

Uma das preocupações de Miguel é não repetir o erro da oposição em 2020 na disputa pela prefeitura do Recife, quando a fragmentação de candidaturas e a falta de unidade foram determinantes para que o grupo sequer estivesse no segundo turno, e por isso aposta na definição em novembro.

Ele ainda avalia que a oposição pode ter mais de um prefeito na chapa majoritária em 2022, fazendo um contraponto a tese de André Ferreira de que apenas um nome deveria renunciar ao cargo de prefeito. Faltando poucos meses para o prazo defendido por Miguel, ele ainda precisará ter a definição do MDB estadual de que terá a legenda para ser o candidato, que precisa ocorrer no início deste segundo semestre.

Redução – A prefeitura do Recife anunciou a queda de 58% no número de óbitos de pessoas maiores de 70 anos por Covid-19. Isso se deu graças ao aumento da vacinação, onde a maioria significativa das pessoas nesta faixa etária receberam as duas doses de vacina contra o novo coronavírus.

Sintonizados – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), e o deputado estadual Clóvis Paiva (PP) estão cada vez mais sintonizados. O parlamentar tem destinado recursos das suas emendas para o município e ajudando o prefeito a fazer entregas para o Cabo. Clóvis será o deputado estadual apoiado pelo prefeito.

Candidaturas – Além dos nomes que o PSB possui como opções para a Alepe, o partido tem pelo menos três vereadores do Recife com chances de tentar uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco. São eles: Romerinho Jatobá, Hélio Guabiraba e Davi Muniz. Todos com votação acima de dez mil votos em 2020.

Críticas – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Jair Bolsonaro no Senado, fez a seguinte avaliação sobre a CPI da Pandemia no Senado: “Os depoentes tem sido coagidos, interrompidos, impedidos de concluir suas respostas. Agindo assim, a CPI comete excessos. Não investiga e conclui antes de apurar os fatos. Não podemos ficar prisioneiros de uma maioria eventual, que não fala em nome do Senado.”

Inocente quer saber – A CPI inviabilizou o governo do presidente Jair Bolsonaro?

Brasília vira um caldeirão

Brasília ferve. A temperatura subiu na CPI da Covid no Senado, ontem, com a prisão do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, José Roberto Dias, decretada pelo presidente da comissão de investigação, Omar Aziz, após constatar que o depoente prestou falso testemunho. Dias foi detido e levado para a polícia legislativa, onde prestou depoimento. A voz de prisão pelo presidente da CPI pareceu ter sido desencadeada pela menção, pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), a áudios extraídos do celular do cabo da PM mineira e vendedor autônomo da Davati Medical Supply Luiz Paulo Dominghetti Pereira.

O teor das gravações, em que ele conversa com um interlocutor identificado como Rafael, dá a entender que Dominghetti já havia conversado com Dias antes do encontro em 25 de fevereiro no restaurante Vasto, no Brasília Shopping, região central da capital federal. A mensagem contradiz a versão do ex-diretor do Ministério da Saúde, de que havia marcado um chope com um amigo, José Ricardo Santana, e o coronel Marcelo Blanco teria aparecido espontaneamente acompanhado de Dominghetti.

Mas o senador Marcos Rogério (DEM-RO), aliado do governo do presidente Jair Bolsonaro, fez críticas à decisão, afirmando que houve claro abuso de autoridade. “Não foi apontado um único fato concreto para que fosse decretada a sua prisão em flagrante! Absurdo!”, disse.

Numa outra ponte, o presidente Bolsonaro voltou a atacar o ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Ao defender o voto impresso, Bolsonaro criticou a atuação de Barroso que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O chefe do Executivo disse Barroso era um “péssimo ministro “. “Por que o Barroso não quer mais transparência nas eleições? Porque ele tem interesse pessoal nisso. Ele tá se envolvendo em uma causa como essa e interferindo no Legislativo, e isso é concreto porque depois da ida dele ao parlamento brasileiro várias lideranças partidárias trocaram os membros da comissão que analisa o voto auditável “, declarou.

Bolsonaro afirmou que Barroso quer “destruir a democracia” e disse que o ministro defende a legalização das drogas e o aborto. “Um ministro como o Barroso, pelo amor de Deus, o que esse cara faz no Supremo Tribunal Federal? Ele quer destruir a nossa democracia”, declarou. Bolsonaro também repetiu que “haverá problemas” no ano que vem caso o voto impresso não seja implementado nas eleições de 2022. O chefe do Executivo citou que poderia contestar o resultado do pleito.

“Eles vão arranjar problemas para o ano que vem se esse método continuar aí sem a contagem pública. Eles vão ter problemas porque algum lado pode não aceitar o resultado. Esse algum lado, obviamente, que é o nosso lado“, disse.

O poder da CPI – Uma CPI pode determinar prisões em flagrante, no caso de falso testemunho, mas não em quaisquer circunstâncias. Os poderes atuais das Comissões Parlamentares de Inquérito são resultado de uma jurisprudência construída com base na Constituição de 1988 e validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir da premissa de que, nessas comissões, o Legislativo ganha algumas atribuições que são exclusivas do Poder Judiciário. O poder de determinar uma prisão ganhou destaque, ontem, durante o depoimento do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, acusado pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), de ter mentido ao colegiado.

Gilson sinaliza disputa – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que já pegou boi brabo na caatinga, está acostumado a montar cavalo e que se em 2022 o cavalo da sucessão de Paulo Câmara passar selado monta nele, desde que seja um desejo do presidente Bolsonaro. “Eu sou um soldado do presidente, faço o que ele achar melhor e o que for melhor para Pernambuco”, disse, dando a entender que pode, sim, como vem sendo especulado, sair candidato ao Governo do Estado como alternativa do campo bolsonarista.

Amado notificado – O juiz José de Anchieta Félix, da 5ª Vara Criminal do Recife, notificou, ontem, o cantor Amado Batista, com um pedido de explicações sobre as acusações contra o ex-presidente Lula. Ele deu 15 dias para o artista explicar em que contexto sugeriu, no Frente a Frente, que o petista e seu filho Lulinha seriam ladrões. Na entrevista, Amado chegou a dizer que Lula e seus filhos “praticaram roubo durante os governos petistas”. “Presentes os pressupostos legitimadores da utilização do pedido de explicações em juízo, diante da dúvida objetiva em torno do conteúdo moralmente ofensivo das afirmações questionadas, notifiquem-se o interpelado para que, em querendo, manifeste-se no prazo determinado”, afirma o juiz no despacho.

Quem coordenou – Em depoimento à CPI da Covid no Senado, o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, afirmou, ontem, que o coronel Élcio Franco, ex-número 2 da pasta na gestão do general Eduardo Pazuello, foi quem coordenou todo o processo de negociação do governo para aquisição da Covaxin, vacina indiana contra o coronavírus. A compra do imunizante é investigada após um servidor da pasta apontar suspeitas de irregularidades, como pressão de superiores para acelerar a compra e a tentativa de pagamento antecipado.

Sem cobrança do ICMS – As uvas de mesa produzidas no Vale do São Francisco continuarão isentas da cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), segundo garante o secretário de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos. “O governador Paulo Câmara assina decreto que retoma o incentivo tributário, destacando que a isenção também alcança o produto que é comercializado em embalagens plásticas”, disse Lucas, responsável pela articulação que resultou na ação governamental.

CURTAS

CALAMIDADE – O estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid foi prorrogado pela Assembleia Legislativa, ontem, em 131 dos 184 municípios. Com a aprovação de projetos, ontem, a medida terá validade até setembro. Os deputados também reconheceram formalmente a solicitação das prefeituras. Segundo a Alepe, os outros 53 municípios poderão enviar ao Legislativo seus decretos em agosto, com efeito retroativo a julho de 2021.

BLOQUEIO – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), anunciou, ontem, que vai bloquear o cadastramento das pessoas que quiserem escolher o tipo de imunizante contra a Covid-19. A medida tem como meta evitar os conhecidos “somelliers” de vacina. Por meio de nota, a prefeitura de Jaboatão informou que a pessoa que tentar escolher a vacina só poderá ser imunizada depois de 60 dias.

Perguntar não ofende: A prisão foi legal ou ato de picadeiro?

Blog do elielson

A cidade de Limoeiro, no Agreste, vai protagonizar um dos maiores clássicos do interior do estado na eleição do próximo ano. O pleito servirá como verdadeiro termômetro para 2024.

Isso porque o padrinho político do prefeito Orlando Jorge, deputado Ricardo Teobaldo vai concorrer a reeleição à Câmara Federal. Além dele, o ex-prefeito Joãozinho e o segundo colocado nas eleições, Marcelo Motta também vão concorrer ao mandato de federal. Ou seja, com três candidatos filho da terra a briga para ser o majoritário será grande.

Joãozinho ainda não definiu por qual partido vai disputar a eleição, o deputado Aluísio Lessa faz uma gerência para ele voltar ao PSB. Já Marcelo Mota vai pelo Avante na chapa de Sebastião Oliveira.

O cenário ficará mais movimentado se Teobaldo aderir a base do Governo, porque até o momento tanto Joãozinho quanto Marcelo hoje estão na Frente Popular.

SANGUE NOVO – Por falar em Limoeiro, a  nova geração vem chamando atenção nos bastidores da política. Os jovens Lucas Teixeira e Dr. Paulo Emídio vem fazendo reuniões semanalmente atraindo novos nomes para o quadro político da cidade.

AGENDA COM O PRESIDENTE– A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) se reuniu ontem com o presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Acompanhada do marido, o vereador do Recife Pastor Júnior Tércio (Podemos), e do seu pai, Pastor Francisco Tércio, trataram sobre eleição.

PRISÃO – O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD), deu voz de prisão ao O ex-diretor do Ministério da Saúde, Roberto Dias que acusou o depoente de mentir durante a sessão. Dias foi solto no final da noite após pagar fiança.

RÁPIDAS

FOCO NO SENADO – O apresentador José Luiz Datena negou querer disputar a presidência. Seu foco está no Senado, segundo ele. A Executiva do PSL enviou uma nota apoiando seu nome para presidente.

SE MOVIMENTANDO – O Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano Tiago Pontes vem se movimentando bem em busca de uma vaga na Alepe. Recentemente ele esteve no encontro de prefeitos da AMUPE e foi muito bem acolhido pelos gestores presentes.

PINGA-FOGO:Se Teobaldo aderir ao Governo, Marcelo ou Joãozinho teriam coragem de ir pra Oposição?

O post ~~Giro pelos Blog’s ( Quinta feira 08/070/2021)~~ apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.