O mercado de títulos públicos negociados no Tesouro Direto opera em alta na manhã desta segunda-feira (17). Agentes financeiros repercutem as revisões para cima das projeções de inflação para este ano e o próximo apresentadas hoje no Relatório Focus, do Banco Central.

De acordo com o documento, os economistas consultados pela autoridade monetária agora estimam alta de 5,09% para a inflação oficial neste ano, acima dos 5,03% projetados anteriormente. O mesmo vale para o indicador em 2023, cujas estimativas foram elevadas de 3,36% para 3,40%.

Apesar disso, não houve alteração nas projeções para a Selic neste ano e no próximo, que se mantiveram em 11,75% ao ano e 8% ao ano, respectivamente.

Destaque também para os números do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) medido pelo Banco Central, que subiram acima do previsto pelo mercado em novembro.

Dentro do Tesouro Direto, papéis prefixados chegam a avançar até 8 pontos-base (0,08 ponto percentual), como é o caso do Tesouro Prefixado 2026, que oferecia juros de 11,26% ao ano na primeira atualização de hoje.

No mesmo horário, o retorno pago pelo papel com vencimento em 2024 subia de 11,47% ao ano, na sessão anterior, para 11,53%, às 9h30 desta segunda-feira.

Entre os papéis atrelados à inflação, na abertura dos negócios, o Tesouro 2040 e o 2055 com pagamento de cupom semestral ofereciam remuneração real de 5,65% e 5,69% ao ano, contra 5,61% e 5,66%, respectivamente, na sessão de sexta-feira (14).

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na manhã desta segunda-feira (17): 

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Relatório Focus e IBC-Br

Na cena econômica local, o dia é de agenda cheia. Entre os destaques do Relatório Focus de hoje estão a ligeira piora nas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2022.

Agora, os economistas consultados pela autoridade monetária veem leve crescimento de 0,29% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, ante estimativa de 0,28% no levantamento anterior.

Já para 2023, as apostas recaem sobre expansão de 1,75% da atividade, acima dos 1,70% projetados anteriormente.

Agentes financeiros monitoram ainda os números do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que avançou 0,69% em novembro na comparação mensal. Os dados foram apresentados hoje pela autoridade monetária e são dessazonalizados.

A projeção, segundo pesquisa Refinitiv, era de alta de 0,65% em relação a outubro. Na comparação anual, o IBC-Br subiu 0,43%, enquanto no acumulado em 12 meses houve um avanço de 4,30%, de acordo com os números observados.

Paralisação de servidores, chapa Lula e Alckmin e campanha Bolsonaro

Enquanto isso, na frente política, investidores acompanham as negociações em torno da paralisação de servidores federais na defesa por reajuste salarial. A manifestação está marcada para amanhã (18). Até o momento, a Receita Federal é o órgão com o movimento mais forte.

De acordo com informações de bastidores obtidas pela Folha de S. Paulo, entre auxiliares do presidente há temor de que a expansão dos atos e o possível contágio para outras categorias além da Receita impactem ainda mais a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em 60%.

Também na seara política, agentes financeiros repercutem a entrevista do deputado federal e ex-presidente do PT Rui Falcão para a Folha de S. Paulo. Segundo ele, o ex-tucano Geraldo Alckmin (sem partido) representa uma contradição a tudo o que o partido fez e quer fazer.

Alckmin se desfiliou do PSDB, foi formalmente convidado para ingressar no PSB e é cotado para ser vice de Luiz Inácio Lula da Silva na chapa presidencial para as eleições de 2022.

Ainda na política, reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Valor Econômico afirma que os militares não devem ter neste ano o mesmo protagonismo que tiveram na campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018.

Segundo o jornal, apenas o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria Geral da Presidência, deve atuar no esforço eleitoral, e com um papel de coadjuvante.

Onde Investir 2022

InfoMoney – em parceria com a XP Investimentos – reúne alguns dos principais especialistas do Brasil e do mundo no evento Onde Investir 2022, online e gratuito, transmitido no canal do InfoMoney no YouTube. Confira a programação desta segunda-feira:

18h15 – O boom ainda não acabou? Como investir em commodities em 2022, com Sylvio Castro (Grimper), Ylan Adler (SPX Capital) e Ruy Alves (Kinea). Acesse aqui o link da transmissão.

19h – As criptomoedas mais promissoras para o ano, com Samir Kerbage (Hashdex) e Gustavo Cunha (Resetfunds). Acesse aqui o link da transmissão.

Agenda internacional

Em dia de menor liquidez no mundo com os mercados americanos fechados por causa do feriado em homenagem a Martin Luther King Jr., as atenções estão voltadas para os dados da economia chinesa.

Números divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China indicaram que a economia chinesa cresceu 8,1% em 2021. No quarto trimestre, no entanto, a alta foi de 4%, acima da expectativa de alta de 3,6% de analistas ouvidos pela Reuters, enquanto a projeção do consenso era de alta de 8%.

A produção industrial também cresceu acima da expectativa, mas as vendas no varejo tiveram um crescimento mais moderado.

Também nesta segunda-feira, o banco central da China cortou a taxa de juros de empréstimos de 1 ano em 10 pontos-base, para 2,85%, a primeira redução desde abril de 2020.

A autoridade monetária também reduziu a taxa de sete dias de recompra e injetou o equivalente a US$ 31 bilhões no sistema financeiro, refletindo preocupação com os mais recentes sinais de desaceleração da economia chinesa.

Alguns analistas veem uma sinalização de que o governo chinês vem se preocupando mais com o ritmo de crescimento, o que possivelmente poderá levar a ações coordenadas do banco central da China. Na semana passada, o banco de investimentos americano Goldman Sachs, por exemplo, cortou sua previsão de crescimento da China em 2022 de 4,8% para 4,3%.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus ativos de renda fixa:[/newsletter-signup]

The post Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos avançam com revisões para cima no IPCA em 2022 e 2023 appeared first on InfoMoney.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.