Mais da metade dos brasileiros (63%) teve perda total ou parcial de renda. A informação consta no estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

A pesquisa, publicada essa semana, ainda aponta que 16% dos entrevistados perderam o emprego e outras 25% declararam que alguém da sua residência passou por um desligamento ao longo de 2021.

Para lidar com os imprevistos, 54% das pessoas precisaram de dinheiro para alguma emergência e a saída foi resgatar parte dos investimentos, pedir empréstimo e fazer uso do rotativo do cartão de crédito ou cheque especial ou se desfazer de algum bem.

Com a crise, em 2021, menos de um terço dos brasileiros (27%) conseguiu economizar.

Entre aqueles que conseguiram poupar, a estratégia mais utilizada, por 44% dos respondentes, foi diminuir gastos ou deixar de sair. Em segundo lugar, ficou evitar compras desnecessárias (21%) e, em terceiro, controlar as despesas (18%).

O destino do dinheiro poupado também variou bastante: foi de aplicação em produtos financeiros (38%), passou por deixar o dinheiro no colchão (7%) até quitar dívidas (4%).

Resultado Raio X do Investidor 2022

Projeções para 2022

A pesquisa identificou que a maioria dos brasileiros (59%) têm a expectativa de uma melhora no cenário econômico este ano. As classes D e E são as mais otimistas: 62% das pessoas desse grupo acreditam na melhora do ambiente econômico.

Planeje seus gastos
Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais e veja um resumo sobre a evolução do seu orçamento ao longo do ano:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Mais da metade dos brasileiros teve perda parcial ou total de renda em 2021 appeared first on InfoMoney.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.