Polícia Federal

Policiais federais de todo o país marcaram, para esta quinta-feira (12), paralisações de 1h. O movimento é mais uma ação da categoria contra o descumprimento da promessa do presidente Jair Bolsonaro (PL) em reestruturar as carreiras da instituição. O governo recuou e decidiu por um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público.

Segundo a ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), a paralisação está sendo definida pelas unidades da PF espalhadas pelos estados. Em cartazes, os servidores da segurança pedem que o presidente cumpra com a palavra.

Na semana passada, a categoria chegou a pedir a renúncia do ministro da Justiça, Anderson Torres, que é delegado da PF. Para os policiais vinculados à ADPF, Torres deveria entregar o cargo pelo “desprestígio e desrespeitoso tratamento dado pelo presidente da República à Polícia Federal e ao próprio ministro”.

Os delegados afirmam ainda que a “desvalorização” da categoria enfraquece o combate à corrupção e ao crime organizado, promessas de campanha de Bolsonaro em 2018.

“É vergonhoso, sobretudo em um governo que se dizia pautar pela segurança pública o atual estágio a que estão submetidos os policiais”, segue nota da categoria publicada recentemente. “É importante destacar que a segurança pública foi a maior bandeira de campanha do governo Bolsonaro e o destacado trabalho das forças de segurança vem sendo utilizado, indevidamente, pelo presidente como instrumento de marketing para a sua reeleição. Os policiais federais merecem respeito”, acrescenta.

Bolsonaro tem especial interesse em manter os policiais federais em sua base eleitoral para enfrentar o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas urnas em outubro, mas já começa a assistir a um desembarque da categoria de seus planos políticos.

Lula afirmou recentemente que Bolsonaro não gostava de gente, só de policial, o que gerou polêmica no mundo político. O petista teve de se desculpar publicamente.

Com informações da Agência Estado

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

The post Policiais federais fazem paralisações por reestruturação prometida por Bolsonaro appeared first on InfoMoney.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.