A quinta-feira (12) reserva mais um dia cheio de indicadores de atividade. Após a surpresa positiva com os números de varejo no começo desta semana, hoje investidores repercutem dados acima do esperado para o setor de serviços.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume do setor de serviços subiu 1,7% em março, no maior nível desde 2015. Esse número, juntamente com os dados de varejo, reforçam a melhora da atividade no primeiro trimestre – o que também tem efeito positivo nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

Investidores também seguem de olho na piora da inflação oficial no Brasil, com pressões cada vez mais disseminadas entre os grupos. Com isso, ajustes mais agressivos da Selic ganham força, assim como a ideia de que os juros terão que se manter mais altos também no ano que vem.

Dados de emprego e de inflação ao produtor também chamam a atenção nos Estados Unidos, após surpresas negativas com o avanço do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), na véspera. Tais números dão força para altas mais expressivas dos juros nos Estados Unidos.

No Tesouro Direto, o mercado de títulos públicos apresenta movimento misto: juros de papéis atrelados à inflação são negociados em estabilidade, enquanto papéis prefixados apresentam alta nas taxas.

O Tesouro Prefixado 2033, com cupom semestral, por exemplo, via o juro avançar de 12,66% na sessão anterior para 12,72% ao ano, às 9h20 de hoje.

No caso dos papéis atrelados à inflação, o maior juro era pago pelos títulos Tesouro IPCA+ 2035 e 2045. Ambos entregavam uma taxa real de 5,84% ao ano na abertura dos negócios. Ontem (11), o percentual oferecido por eles era de 5,83%.

Lembrando que o Tesouro IPCA+ 2055 segue com as negociações suspensas porque pagará juros semestrais na próxima segunda-feira (16).

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na manhã desta quinta-feira (12): 

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Serviços

Dados de serviços estão no foco do mercado nesta quinta-feira. O volume do setor subiu 1,7% em março, na comparação mensal. Em relação a março do ano passado, os serviços avançaram 11,4%. No ano, a alta é de 9,4%

Os números superaram as estimativas do consenso Refinitiv, que eram de subida mensal de 0,7% e de avanço anual de 8,5%.

Com os resultados de hoje, o setor recuperou a perda de 1,8% de janeiro e agora está 7,2% acima do patamar pré-pandemia.

Na base mensal, o resultado positivo foi disseminado por todas as cinco atividades investigadas pela pesquisa, com destaque para os transportes (2,7%), que avançaram pelo quinto mês consecutivo.

“Dentre os setores que mais influenciaram a alta dessa atividade está o rodoviário de cargas, especialmente o vinculado ao comércio eletrônico e ao agronegócio. É a principal modalidade de transporte de carga pelas cidades brasileiras e seu uso ficou ainda mais acentuado após os meses mais cruciais da pandemia”, explica Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Importação de alimentos, novo ministro e reforma tributária

Enquanto isso, na cena política, o governo federal anunciou ontem (11) que vai zerar a alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. A decisão foi tomada pelo Comitê-executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), do Ministério da Economia.

Carnes, trigo e farinha de trigo, milho em grão, biscoitos e outros produtos de pastelaria estão entre os itens afetados pela decisão. Em coletiva de imprensa para detalhar as medidas, Marcelo Guaranys, secretário-executivo da pasta, disse que o objetivo da medida é conter o avanço da inflação no país e fazer com que empresários pensem duas vezes antes de elevar os preços.

Destaque também para a aprovação ontem (11) pela Câmara do pagamento de um adicional por sobreaviso aos policiais federais. A medida provisória (MP) segue agora para análise do Senado Federal, que precisa aprová-la até 25 de maio.

O texto permite usar os recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol) para financiar plano de saúde e o pagamento de uma indenização por tempo de disponibilidade.

Após uma semana de discussões sobre a reforma tributária nos bastidores, apurações da Reuters apontam que a matéria não dá sinais de que vá caminhar, por ora, no Senado, ainda que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tenha a intenção de votá-la neste semestre.

Fontes consultadas pela agência disseram que os dois principais senadores envolvidos no andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto –o relator, Roberto Rocha (PTB-MA), e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a medida tramita no momento – não devem retomar a discussão por enquanto.

Em seu primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida afirmou na quarta que solicitou estudos ao governo federal para privatização da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Pré-Sal Petróleo (PPSA), responsável pelos contratos da União do pré-sal. Aliado do ministro da Economia, Paulo Guedes, o economista também defendeu o prosseguimento da venda da Eletrobras, que depende de aval do Tribunal de Contas da União (TCU).

Atenção também para mais algumas sinalizações de paralisações. Caminhoneiros autônomos do Espírito Santo anunciaram, ontem (11), que vão entrar em greve — o movimento deve começar a partir da meia-noite de hoje, segundo comunicado da categoria.

Commodities e dados vindos dos EUA

Na cena externa, o destaque está no índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que subiu 0,5% em abril ante março, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho do país.

O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. O núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,6% na comparação mensal de abril, também seguindo a previsão do mercado.

No confronto anual, o PPI deu um salto de 11,0% em abril, desacelerando ante a alta anual de 11,5% no mês anterior, e o núcleo do índice teve alta de 6,9%. O Departamento do Trabalho também revisou para cima o PPI mensal de março, de ganho de 1,4% para aumento de 1,6%.

As cotações de petróleo também estão no foco do mercado. Hoje, os contratos da commodity recuam mais de 1,5%, com preocupações econômicas e temores de recessão perseguindo os mercados globais, superando as preocupações com a oferta e as tensões geopolíticas na Europa.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Tesouro Direto: pressões inflacionárias e alta de juros pesam e taxas de prefixados chegam a 12,72% appeared first on InfoMoney.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.