Pensando no futuro político, os pré-candidatos ao governo do Estado Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB), estão buscando um entendimento para vedar uma junção e obter sucesso no pleito eleitoral desse ano. O fato que fez a dupla se mexer e sair do comodismo, foi a pré-candidatura de Marília Arraes (Solidariedade), também ao governo do Estado. Esse acontecimento está agitando o cenário político pernambucano, algo que muitos não esperavam acontecer. Marília apareceu com um vulcão, um meteoro, uma bomba e está causando estrago, seja na base de situação, ou no campo da oposição.
A solução mais viável para a dupla Raquel e Miguel é mesmo uma união, uma junção de forças favoráveis para ambos e que salve o futuro político dos pretendentes ao Palácio do Campo das Princesas. Do ponto de vista político, são duas jovens lideranças, Raquel uma defensora do agreste e presidente estadual do PSDB e outro, Miguel Coelho uma grata revelação sertaneja, oriundo do União Brasil. Pensando a curto prazo, essa provável conexão pode ser um fator interessante, o ingrediente que falta a sopa eleitoral desse ano.
Todavia, existem outros caminhos para a caruaruense Raquel Lyra e o sertanejo Miguel Coelho, eles podem aderir ao projeto de Anderson Ferreira (PL) que no momento, possui um projeto mais estruturado e organizado que os da dupla. Os postulantes ao governo do Estado também podem tentar uma brecha na chapa de Marília Arraes, a herdeira política de Miguel Arraes tem números favoráveis e que na ocasião, são atraentes nesta fase da corrida eleitoral.
Todo esse imbróglio foi causado pela pré-candidatura de Marília Arraes, um verdadeiro tsunami que mexeu com as peças do tabuleiro político pernambucano, tem feito as mentes pensantes da Frente Popular buscar uma nova estratégia para alavancar a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB), ao governo do Estado, como também, embaralhou as pretensões das demais alas políticas de oposição do Estado.
Curtinhas
Focado: Quem não tem parado e nem perdido tempo é o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PV), primeiro secretário da Alepe. Clodoaldo está focado no seu projeto político rumo a Câmara Federal. Magalhães tem caminhando bastante pelo estado, conversando com lideranças e somado apoios que estão lhe dando sustentabilidade em direção ao Congresso Nacional.
Nenhum problema: Em conversa com o nosso blog no lançamento da programação do São João da Moda 2022, Zé Augusto Maia, ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, confidenciou que não tem nenhum problema em estar no projeto de Marília Arraes ao governo do Estado com o deputado federal e líder do PP pernambucano, Eduardo da Fonte. Zé Augusto contou que o objetivo maior dele é o sucesso de Marília no pleito eleitoral de 2022.
O cara: O secretário de Projetos Especiais de Santa Cruz do Capibaribe Magno Cumaru, conseguiu no lançamento do São João da Moda 2022, reunir várias personalidades da imprensa pernambucana em um só lugar. Essa apresentação estava sendo muito aguardada pela população da Capital da Moda que está contando as horas para a volta das festas juninas e arrasta o pé. O evento foi um sucesso e considerado como nunca visto na região.
São João da Moda 2022: Com shows para todos os gostos e públicos, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do prefeito Fábio Aragão e o seu vice Helinho Aragão, divulgou ontem as atrações do São João da Moda 2022. A festa vai conta com apresentações de Gustavo Lima, Wallas Arraes, Vitor França, Tarcísio do Acordeom, Valdones, Dogival Dantas, Asissão, João Gomes, Mari Fernandes, Brasas do Forró, Geraldinho Lins e Xand Avião. Haverá a noite Católica e Gospel. A festa ainda vai contar com Forró nos Bairros, Forró nas Feiras, concurso de quadrilhas e apresentações culturais.
Coluna da Folha’PE | Edmar Lyra

Marília deve formalizar chapa com André e Sebastião na próxima semana
Última a ingressar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas quando deixou o PT e filiou-se ao Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes poderá ser a primeira postulante a anunciar sua chapa majoritária completa. E a data para acontecer não está longe, pode se consolidar na próxima segunda-feira.
Já ventilada há alguns dias, a chapa teria Marília Arraes disputando o governo, o deputado federal André de Paula (PSD) tentando o Senado e o também deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) seria alçado à condição de vice-governador, em seu lugar para a Câmara dos Deputados entraria o presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, que disputaria o mandato com as bases do irmão.
A chapa, que além de Solidariedade, Avante e PSD, e já recebeu o apoio do PROS, deverá receber o apoio do PP presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o que garantirá a Marília tempo de televisão e rádio, e exército de prefeitos e parlamentares para levar o seu projeto aos quatro cantos do estado. Coincidentemente todos os partidos estavam formalmente na coligação que elegeu João Campos na disputa pela prefeitura do Recife em 2020, que acabou derrotando a própria Marília, que foi o nome do PT.
Nos bastidores, já se fala na criação de uma nova Frente Popular sem PT e PSB, tamanha a quantidade de partidos que deixaram o palanque de Danilo Cabral para alavancar a postulação de Marília. A chegada destes partidos para o palanque de Marília não é apenas uma baixa na Frente Popular, mas também mostra a fragilidade dos demais postulantes da oposição que passaram quase dois anos tentando se unir, não se uniram e não conseguiram um único partido que estivesse na coligação governista, cabendo a Marília produzir o fato novo da eleição e dividir a Frente Popular que sagrou-se vitoriosa nas últimas quatro eleições para governador.
Segurança em debate – Profundo conhecedor da política de segurança pública estadual, o deputado Erick Lessa defendeu a restruturação do Pacto Pela Vida. Sua fala ocorreu na audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe na quarta-feira (11), que foi muito prestigiada por representantes de vários órgãos. Na visão de Lessa, a participação dos municípios na prevenção e a ressocialização no sistema penitenciário são “dois gargalos” que precisam ser resolvidos pelo poder público a partir de um “novo Pacto Pela Vida”.
Bueiros inteligentes – O vereador Zé Neto (PROS) apresentou projeto para o uso no Recife de inovadoras caixas coletoras na cidade, os chamados “bueiros inteligentes”, já em uso em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e aqui pertinho, em Cabedelo (Paraíba). A novidade é considerada de baixo custo, com uma espécie de cesto acoplado ao bueiro, impedindo a passagem do lixo. Um sensor monitora o nível e alerta a Limpeza Urbana quando está cheio. A ideia é evitar alagamentos em virtude do entupimento das galerias.
Inocente quer saber – A oposição tradicional de Pernambuco é incapaz de se unir e gerar fatos políticos?
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vai intensificar sua agenda a partir de agora entrando pra valer na pré-campanha de Danilo Cabral para o Governo de Pernambuco. O jovem prefeito recifense tem intensificado contatos com a finalidade de alavancar a pré-candidatura do PSB que administra Pernambuco seguidamente desde 2007. Filho de Eduardo Campos, ex-governador que deixou o comando do estado com mais de 80% de aprovação o jovem socialista tem conquistado cada vez mais o respeito pela liderança com que conduz o Recife e é uma figura promissora do partido.
Tanto João quando Danilo estiveram juntos durante esta semana em eventos onde o nome do pré-candidato recebeu apoios importantes nesta caminhada. Danilo também esteve presente ontem quando a Prefeitura do Recife entregou mais de sessenta títulos do programa “A Casa é sua” um dos maiores programas de regularização fundiária da capital, ideia que nasceu através de Arraes e teve continuidade na gestão de Eduardo Campos e agora com João. Os beneficiados moram no habitacional Naná Vasconcelos, na Linha do Tiro. Com isso, o total de títulos entregues pela iniciativa desde o ano passado chega a 1.439. A meta da gestão municipal é beneficiar 40 mil famílias até o final de 2024.
João Campos pretende intensificar ainda mais as agendas ao lado de Danilo. No próximo domingo os dois estarão juntos cumprindo agenda no Recife. O jovem prefeito tem um excelente trânsito na classe política pernambucana e isso deve ser um fator importante a ser considerado, justamente em um momento de articulação e conversas e João sabe o papel fundamental que terá para o sucesso do PSB nas urnas neste ano.
Wolney não quer ser vice – O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) teve o nome lembrado para ser o candidato a vice-governador de Danilo Cabral (PSB). O parlamentar disse a alguns setores de imprensa que isto não está nos seus planos. O pedetista está trabalhando pela sua reeleição.
Recife – A Prefeitura do Recife realiza mais um mutirão de serviços de assistência social e saúde para os moradores das palafitas do Pina. Para esta sexta-feira, serão disponibilizados atendimentos de inscrição e atualização do Cadastro Único através de uma estrutura disponibilizada pelo ônibus do CadÚnico nos Bairros. Também continuará sendo feito o trabalho de entrega de cestas básicas e colchões, e encaminhamento para emissão de documentos. Pela saúde, serão realizados os serviços de saúde, como a aplicação de vacinas contra a gripe, covid-19 e tríplice viral, consultas médicas e entrega de medicamentos de uso contínuo, confecção do cartão SUS, entre outras ações e serviços.
Eliana Viana – A arquiteta e urbanista Eliana Viana irá assumir a Secretaria de Saneamento do Recife. O prefeito João Campos recebeu a nova secretária ontem. Eliana vinha atuando como secretária executiva da pasta e substitui a engenheira civil Érika Moura, que pediu desligamento. Servidora de carreira da Prefeitura do Recife, ligada à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, Eliana Viana tem pós-graduação em Gestão Pública e Legislativa pela Universidade de Pernambuco. Atuou como secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo da Prefeitura de Camaragibe, foi secretária adjunta de Políticas Sobre Drogas e secretária adjunta de Habitação da Prefeitura de Ipojuca. Também acumula experiência na Assembleia Legislativa e no Senado Federal.
Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira (13.05), investimentos para os municípios de Buenos Aires e Aliança, na Mata Norte. Através do Plano Retomada, serão liberados recursos nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água, assistência social, educação e geração de emprego. À noite, ele participa da cerimônia comemorativa da emancipação do município de Camaragibe, na Região Metropolitana.
Bate Papo – E hoje a partir das 17:20 estaremos conversando em uma live-entrevista com a pré-candidata a governadora Marília Arraes. Vamos analisar a atual conjuntura política do estado.