Pensando no futuro político, os pré-candidatos ao governo do Estado Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB), estão buscando um entendimento para vedar uma junção e obter sucesso no pleito eleitoral desse ano. O fato que fez a dupla se mexer e sair do comodismo, foi a pré-candidatura de Marília Arraes (Solidariedade), também ao governo do Estado. Esse acontecimento está agitando o cenário político pernambucano, algo que muitos não esperavam acontecer. Marília apareceu com um vulcão, um meteoro, uma bomba e está causando estrago, seja na base de situação, ou no campo da oposição.

A solução mais viável para a dupla Raquel e Miguel é mesmo uma união, uma junção de forças favoráveis para ambos e que salve o futuro político dos pretendentes ao Palácio do Campo das Princesas. Do ponto de vista político, são duas jovens lideranças, Raquel uma defensora do agreste e presidente estadual do PSDB e outro, Miguel Coelho uma grata revelação sertaneja, oriundo do União Brasil. Pensando a curto prazo, essa provável conexão pode ser um fator interessante, o ingrediente que falta a sopa eleitoral desse ano.

Todavia, existem outros caminhos para a caruaruense Raquel Lyra e o sertanejo Miguel Coelho, eles podem aderir ao projeto de Anderson Ferreira (PL) que no momento, possui um projeto mais estruturado e organizado que os da dupla. Os postulantes ao governo do Estado também podem tentar uma brecha na chapa de Marília Arraes, a herdeira política de Miguel Arraes tem números favoráveis e que na ocasião, são atraentes nesta fase da corrida eleitoral.

Todo esse imbróglio foi causado pela pré-candidatura de Marília Arraes, um verdadeiro tsunami que mexeu com as peças do tabuleiro político pernambucano, tem feito as mentes pensantes da Frente Popular buscar uma nova estratégia para alavancar a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB), ao governo do Estado, como também, embaralhou as pretensões das demais alas políticas de oposição do Estado.

Curtinhas

Focado: Quem não tem parado e nem perdido tempo é o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PV), primeiro secretário da Alepe. Clodoaldo está focado no seu projeto político rumo a Câmara Federal. Magalhães tem caminhando bastante pelo estado, conversando com lideranças e somado apoios que estão lhe dando sustentabilidade em direção ao Congresso Nacional.

Nenhum problema: Em conversa com o nosso blog no lançamento da programação do São João da Moda 2022, Zé Augusto Maia, ex-deputado federal e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, confidenciou que não tem nenhum problema em estar no projeto de Marília Arraes ao governo do Estado com o deputado federal e líder do PP pernambucano, Eduardo da Fonte. Zé Augusto contou que o objetivo maior dele é o sucesso de Marília no pleito eleitoral de 2022.

O cara: O secretário de Projetos Especiais de Santa Cruz do Capibaribe Magno Cumaru, conseguiu no lançamento do São João da Moda 2022, reunir várias personalidades da imprensa pernambucana em um só lugar. Essa apresentação estava sendo muito aguardada pela população da Capital da Moda que está contando as horas para a volta das festas juninas e arrasta o pé. O evento foi um sucesso e considerado como nunca visto na região.

São João da Moda 2022: Com shows para todos os gostos e públicos, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do prefeito Fábio Aragão e o seu vice Helinho Aragão, divulgou ontem as atrações do São João da Moda 2022. A festa vai conta com apresentações de Gustavo Lima, Wallas Arraes, Vitor França, Tarcísio do Acordeom, Valdones, Dogival Dantas, Asissão, João Gomes, Mari Fernandes, Brasas do Forró, Geraldinho Lins e Xand Avião. Haverá a noite Católica e Gospel. A festa ainda vai contar com Forró nos Bairros, Forró nas Feiras, concurso de quadrilhas e apresentações culturais.

Coluna da Folha’PE | Edmar Lyra

Foto: Divulgação

Marília deve formalizar chapa com André e Sebastião na próxima semana

Última a ingressar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas quando deixou o PT e filiou-se ao Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes poderá ser a primeira postulante a anunciar sua chapa majoritária completa. E a data para acontecer não está longe, pode se consolidar na próxima segunda-feira.

Já ventilada há alguns dias, a chapa teria Marília Arraes disputando o governo, o deputado federal André de Paula (PSD) tentando o Senado e o também deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) seria alçado à condição de vice-governador, em seu lugar para a Câmara dos Deputados entraria o presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, que disputaria o mandato com as bases do irmão.

A chapa, que além de Solidariedade, Avante e PSD, e já recebeu o apoio do PROS, deverá receber o apoio do PP presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o que garantirá a Marília tempo de televisão e rádio, e exército de prefeitos e parlamentares para levar o seu projeto aos quatro cantos do estado. Coincidentemente todos os partidos estavam formalmente na coligação que elegeu João Campos na disputa pela prefeitura do Recife em 2020, que acabou derrotando a própria Marília, que foi o nome do PT.

Nos bastidores, já se fala na criação de uma nova Frente Popular sem PT e PSB, tamanha a quantidade de partidos que deixaram o palanque de Danilo Cabral para alavancar a postulação de Marília. A chegada destes partidos para o palanque de Marília não é apenas uma baixa na Frente Popular, mas também mostra a fragilidade dos demais postulantes da oposição que passaram quase dois anos tentando se unir, não se uniram e não conseguiram um único partido que estivesse na coligação governista, cabendo a Marília produzir o fato novo da eleição e dividir a Frente Popular que sagrou-se vitoriosa nas últimas quatro eleições para governador.

Segurança em debate – Profundo conhecedor da política de segurança pública estadual, o deputado Erick Lessa defendeu a restruturação do Pacto Pela Vida. Sua fala ocorreu na audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe na quarta-feira (11), que foi muito prestigiada por representantes de vários órgãos. Na visão de Lessa, a participação dos municípios na prevenção e a ressocialização no sistema penitenciário são “dois gargalos” que precisam ser resolvidos pelo poder público a partir de um “novo Pacto Pela Vida”.

Bueiros inteligentes – O vereador Zé Neto (PROS) apresentou projeto para o uso no Recife de inovadoras caixas coletoras na cidade, os chamados “bueiros inteligentes”, já em uso em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e aqui pertinho, em Cabedelo (Paraíba). A novidade é considerada de baixo custo, com uma espécie de cesto acoplado ao bueiro, impedindo a passagem do lixo. Um sensor monitora o nível e alerta a Limpeza Urbana quando está cheio. A ideia é evitar alagamentos em virtude do entupimento das galerias.

Inocente quer saber – A oposição tradicional de Pernambuco é incapaz de se unir e gerar fatos políticos?

Blog do Silvinho

João Campos assume protagonismo na coordenação da campanha de Danilo

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vai intensificar sua agenda a partir de agora entrando pra valer na pré-campanha de Danilo Cabral para o Governo de Pernambuco. O jovem prefeito recifense tem intensificado contatos com a finalidade de alavancar a pré-candidatura do PSB que administra Pernambuco seguidamente desde 2007. Filho de Eduardo Campos, ex-governador que deixou o comando do estado com mais de 80% de aprovação o jovem socialista tem conquistado cada vez mais o respeito pela liderança com que conduz o Recife e é uma figura promissora do partido.

Tanto João quando Danilo estiveram juntos durante esta semana em eventos onde o nome do pré-candidato recebeu apoios importantes nesta caminhada. Danilo também esteve presente ontem quando a Prefeitura do Recife entregou mais de sessenta títulos do programa “A Casa é sua” um dos maiores programas de regularização fundiária da capital, ideia que nasceu através de Arraes e teve continuidade na gestão de Eduardo Campos e agora com João. Os beneficiados moram no habitacional Naná Vasconcelos, na Linha do Tiro. Com isso, o total de títulos entregues pela iniciativa desde o ano passado chega a 1.439. A meta da gestão municipal é beneficiar 40 mil famílias até o final de 2024.

João Campos pretende intensificar ainda mais as agendas ao lado de Danilo. No próximo domingo os dois estarão juntos cumprindo agenda no Recife. O jovem prefeito tem um excelente trânsito na classe política pernambucana e isso deve ser um fator importante a ser considerado, justamente em um momento de articulação e conversas e João sabe o papel fundamental que terá para o sucesso do PSB nas urnas neste ano.

Wolney não quer ser vice – O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) teve o nome lembrado para ser o candidato a vice-governador de Danilo Cabral (PSB). O parlamentar disse a alguns setores de imprensa que isto não está nos seus planos. O pedetista está trabalhando pela sua reeleição.

Recife – A Prefeitura do Recife realiza mais um mutirão de serviços de assistência social e saúde para os moradores das palafitas do Pina. Para esta sexta-feira, serão disponibilizados atendimentos de inscrição e atualização do Cadastro Único através de uma estrutura disponibilizada pelo ônibus do CadÚnico nos Bairros. Também continuará sendo feito o trabalho de entrega de cestas básicas e colchões, e encaminhamento para emissão de documentos. Pela saúde, serão realizados os serviços de saúde, como a aplicação de vacinas contra a gripe, covid-19 e tríplice viral, consultas médicas e entrega de medicamentos de uso contínuo, confecção do cartão SUS, entre outras ações e serviços.

Eliana Viana – A arquiteta e urbanista Eliana Viana irá assumir a Secretaria de Saneamento do Recife. O prefeito João Campos recebeu a nova secretária ontem. Eliana vinha atuando como secretária executiva da pasta e substitui a engenheira civil Érika Moura, que pediu desligamento. Servidora de carreira da Prefeitura do Recife, ligada à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, Eliana Viana tem pós-graduação em Gestão Pública e Legislativa pela Universidade de Pernambuco. Atuou como secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo da Prefeitura de Camaragibe, foi secretária adjunta de Políticas Sobre Drogas e secretária adjunta de Habitação da Prefeitura de Ipojuca. Também acumula experiência na Assembleia Legislativa e no Senado Federal.

Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira (13.05), investimentos para os municípios de Buenos Aires e Aliança, na Mata Norte. Através do Plano Retomada, serão liberados recursos nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água, assistência social, educação e geração de emprego. À noite, ele participa da cerimônia comemorativa da emancipação do município de Camaragibe, na Região Metropolitana.

Bate Papo – E hoje a partir das 17:20 estaremos conversando em uma live-entrevista com a pré-candidata a governadora Marília Arraes. Vamos analisar a atual conjuntura política do estado.

blog do Magno

Marília parte na frente

A chapa de Marília Arraes, pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, será anunciada por partes. Começa na próxima segunda-feira, com a confirmação do deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD, para o Senado. Dias depois, o deputado federal Sebastião Oliveira, líder do Avante na Câmara, será oficializado candidato a vice.

Embora não esteja na chapa, mas de uma importância fundamental para o projeto de Marília, o deputado federal Dudu da Fonte, presidente estadual do PP, anuncia na sequência o seu apoio. Com ele, chega uma penca de prefeitos, deputados estaduais, vereadores do Recife e lideranças de várias regiões do Estado, do litoral ao Sertão.

Já Sebá traz também cerca de 20 prefeitos e lideranças municipais no Agreste, Sertão e Zona da Mata. O start dos apoios foi dado pelo presidente estadual do Pros, ex-deputado federal Bruno Rodrigues, na última quarta-feira. Quanto mais apoios, mais Marília vai mostrando que tem competência, articulação e uma proposta confiável para detonar o PSB do poder.

Enquanto isso, Danilo Cabral, o Coronel Danulo, patina. Quase três meses depois de seu nome ser colocado para disputar o Governo do Estado pela Frente Popular, nem o candidato a vice foi anunciado. O Senado deve ser entregue ao PT, mas a deputada Teresa Leitão, já confirmada pelo partido, continua na geladeira.

Tudo porque a vice-governadora Luciana Santos, do PCdoB, lançou sua pré-candidatura ao Senado em voo solo e ameaça disputar como candidata avulsa dentro da Frente Popular, o que trará complicações a Danulo e, principalmente, Teresa, a candidata oficial. Mas o que se diz no Palácio é que Luciana barganha e se a ela for entregue a vaga de vice aceitará de bom grado.

Recado aos empresários – Pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, mandou seu recado aos empresários da região em encontro com investidores naquele município. “Caruaru é terra de gente ousada, que investe na crise. À frente da gestão municipal, trabalhamos fortemente para reduzir o tempo e processos para abrir empresas e, assim, aproximar o empresariado para a região. Caruaru é uma cidade de gente guerreira. Eleita, vou governar para descentralizar investimentos”, disse.

Loas aos adversários – Depois de receber Miguel Coelho e sinalizar que seria “um bom governador”, o deputado federal Gonzaga Patriota também abriu as portas do seu gabinete para o novo prefeito de Petrolina, Simão Durando. “O velho amigo Simão esteve no nosso gabinete, como estiveram antes dele Fernando Bezerra Coelho, Júlio Lóssio, Miguel Coelho e tantos outros. Todos sabem que quando terminam as campanhas eleitorais, eu desço do palanque e trabalho para o crescimento de Petrolina”, disse o parlamentar.

O voto evangélico – Jair Bolsonaro (PL) ganharia as eleições presidenciais de 2022 em 1º turno se a disputa fosse realizada só entre evangélicos. O atual presidente tem mais do que o dobro (52%) das intenções de voto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segmento (25%), mostra pesquisa PoderData realizada de 8 a 10 de maio. Na rodada de 15 dias antes, os percentuais eram 52% e 30%, respectivamente. Entre os católicos, o pré-candidato petista inverte o cenário e sai na frente. Tem 47%, ante 30% de Bolsonaro. O quadro é de estabilidade em relação a duas semanas antes (quando o placar era 45% X 33%).

Terceira via – O MDB, PSDB e Cidadania anunciaram uma empresa de Campinas para coordenar as pesquisas quantitativas e qualitativas que devem nortear a escolha do candidato presidencial do grupo. O nome da empresa é Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento. Eles dizem trabalhar com diversos partidos, como o próprio PSDB, o PSD e o PT. Segundo publicação nas redes sociais do PSDB, o resultado dessas pesquisas será anunciado no dia 18 de maio. Não foi dito se o nome do possível candidato, ou candidata, do grupo também será anunciado.

Pesquisa mal-assombrada – Por falar em pesquisa, o Paraná Pesquisas registrou na justiça eleitoral um levantamento sobre a sucessão em Pernambuco, mas com um questionário que está deixando qualquer neófito em pesquisa de cabelo em pé. Primeiro, coloca Danilo Cabral em todos os cenários de segundo turno, não faz cenário espontâneo para senador e coloca Raquel Lyra como candidata ao Senado, quando, na verdade, a tucana está em campanha para o Governo do Estado.

CURTAS

ACENO DE CIRO – O pré-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, acenou com a possibilidade de ter a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB, como vice em sua chapa na disputa de 2022. Para o ex-ministro, Tebet é uma pessoa “diferente” e está sendo “traída pelo próprio partido”.

FORA DOS DEBATES – O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue decidido e não deve comparecer a nenhum debate no primeiro turno das eleições deste ano. Se Bolsonaro não for, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que viraria automaticamente vidraça: os demais candidatos iriam apenas para atacá-lo. Por isso, o petista também não deve participar.

Perguntar não ofende: Sumido do noticiário, por onde anda o pré-candidato tucano João Dória?

Blog do Elielson

Com o ato de ontem, mesmo que administrativo, o prefeito do Recife, João Campos, inaugurou sua participação na campanha de Danilo Cabral para governador. Ele vai coordenar toda a Região Metropolitana, onde se concentra 42% do eleitorado pernambucano.

Estão programadas para este final de semana uma visita a mercado público e diversas reuniões com lideranças. Danilo vai colar sua imagem ao prefeito, que faz uma gestão bem avaliada na Capital.

Por sua vez, João sabe que a eleição de Danilo Cabral tem peso para seu próprio futuro político. O filho de Eduardo Campos se encaminha para uma sucessão estadual no futuro, porém precisa construir a de hoje. Por esses e outros motivos que João entrou de cabeça na campanha de Danilo.

SEM MOTIVOS – O grupo de Miguel Coelho não vê motivos para ele ceder para Raquel Lyra, como esta coluna registrou ontem. Eles apresentam os ativos: tempo de propaganda eleitoral, estrutura, chapa de estadual e federal e partido forte. O sonho do grupo é que Raquel aceite ser a senadora de Miguel, até porque o ex-prefeito de Petrolina não tem a idade mínima para concorrer à Casa Alta. As conversas continuam!

AVALIANDO – Nos corredores da Alepe, surge a informação de que a deputada Clarissa Tèrcio está avaliando se vai ser candidata federal ou se tentará a reeleição. Bolsonarista de carteirinha, ela seria um destaque no Congresso Nacional. Já tem gente fazendo conta!

FENÔMENO, O RETORNO – Pesquisas feitas em várias cidades do estado apontam um número significativo de intenção de voto na delegada Gleidi Ângelo. Nas projeções de hoje, ela pode repetir com folga os números da eleição passada. Se isso acontecer, o ponto de corte na chapa do PSB cairá consideravelmente.

AMPLIANDO – Com a ida de André de Paula (PSD) para o palanque de Marília Arraes (Solidariedade), que deve ser sacramentada na segunda-feira (16), o deputado Eduardo da Fonte (PP) pode herdar parte do espólio do pessedista e consolidar sua eleição e a de seu filho na Câmara Federal.

PINGA-FOGO: Sebastião Oliveira vai ser vice de Marília ou ficará na Frente Popular?

O post | | ~~~Giro pelos blog’S ( Sexta feira 13/05/2022)~~~| | apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.