| | | – Giro pelos Blog’S quinta-feira 17/11/2022 – | | |

blog do FinFa

Entregou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve na Secretaria Municipal de Serviços Publicos, para realizar aentrega de mais um fardamentos para os garis. “Os mais de 100 kits contam com camisa de proteção UV, calça nova, bota com proteção adequada e chapéu, para nossos garis trabalharem com ainda mais proteção, pois sabemos que não é um trabalho fácil. Minha eterna gratidão a cada um de vocês. Agradeço também a todos que estiveram conosco nesta entrega, como o secretário de Serviços Públicos, Nildinho Pereira; o vereador Rosimério de Cuca; a gerente de controle urbano, Simone Daniel; e o diretor de Limpeza Pública, Marquinhos da Pipoca”,disse a prefeita Márcia.

Participou – A Coordenadora do Cadastro Único da Prefeitura de Santa Terezinha-PE, Simone Soares, participou da Capacitação de Operadores da Versão 07 do Sistema CadÚnico na cidade do Recife. A capacitação foi destinada a todos os Coordenadores e entrevistadores municipais do Setor do Cadastro Único do Estado de Pernambuco.

Aprovadas cessões de imóveis – Três projetos de lei que autorizam o Governo do Estado a ceder imóveis, com encargos, para a realização de atividades de interesse público foram aprovados pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta. A primeira proposta prevê a cessão de um imóvel em Araripina, no Sertão do Araripe, com o objetivo de viabilizar a construção do Hospital do Câncer da região. A proposta já havia sido aprovada pelos colegiados de Justiça e de Administração Pública. Já o segundo projeto trata da cessão de um imóvel em Olinda para a Arquidiocese de Olinda e Recife – Cúria Metropolitana, visando à realização de projetos sociais. O terceiro imóvel cedido deve sediar o tradicional Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, para a execução de ações de natureza social, educativa e de fomento à cultura popular. As três propostas são de autoria do Governo do Estado e foram aprovadas por unanimidade.

Frase – “O momento é de desmontar os palanques e pensar no que verdadeiramente importa para nós: cuidar do povo de Pernambuco! Vamos todos juntos por um estado melhor para a nossa gente”.(Governadora eleita Raquel Lyra, postou na sua rede social, após a reunião com deputados estaduais)

Disse – “Às vezes tenho impressão de que as decisões precisam ser cumpridas se a gente tiver um órgão de governança global que possa decidir o que fazer, porque se depender das discussões internas do Estado nacional, no Congresso Nacional, muitas coisas aprovadas sobre o clima não serão colocadas em prática.”.(Presidente eleito Lula nesta quinta-feira (17), na COP27 durante evento do Brazil Climate Action Hub, grupo criado por organizações da sociedade civil para discutir ações climáticas)

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (1) ação alusiva ao Novembro Azul na comunidade do Riacho dos Bois. Segundo a Secretária Fabiana Torres, foram ofertados aos homens presentes: atendimento Médico, solicitação de exames PSA; realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, atendimento de Enfermagem, e na oportunidade, houve palestra da Médica Drª Yaritza e Enfermeira Drª Cinthia, onde trouxeram o tema “Câncer de próstata, sinais e sintomas, tratamento e exames”.

Assinada – O deputado estadual Diogo Moraes, esteve ontem (16), na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), onde na ocasião acompanhado do prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero (PSB), do presidente da câmara de vereadores José Ademir (PDT) e do empresário Allyson Dias, foi assinada a ordem de serviço para requalificação total do mercado público da sede do município, uma obra orçada em R$312 mil reais. Os trabalhos na localidade serão iniciados na próxima segunda-feira (21), e tem previsão para término em quatro meses.

Perguntar não ofende – A governadora eleita Raquel Lyra, não vai interferir na eleição da Mesa Diretora da Alepe?

Blog do Elielson

Uma semana depois de dialogar com a bancada federal pernambucana, em Brasília, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) reuniu os deputados estaduais da atual Legislatura e os recém eleitos que farão parte da próxima. No encontro, ela pregou o diálogo e sinalizou para as prioridades do seu Governo.

Na pauta principal do encontro, estiveram os Projetos de Lei que a tucana enviará à Alepe, como a implantação do programa Mães de Pernambuco na área social e a reforma do Governo. “Ainda não temos o formato, pois ainda estamos nos inteirando dos detalhes por meio da transição”, disse a governadora, sobre o tamanho do seu secretariado.

Por fim, o almoço de hoje trouxe um simbolismo muito evidente que a classe política não precisará de terceiros para chegar até a governadora. “Não foi uma reunião para tirar retrato, mas para tirar projetos do papel”, disse.

PREFEITOS À VISTA – Em conversa com esse colunista, a governadora eleita Raquel Lyra confirmou que, ainda neste mês de novembro, fará um encontro com os prefeitos. “Estamos cumprindo um cronograma. Temos tempo até a posse. Vamos abrir as portas do diálogo e não fechar mais”, disse Raquel.

ESTILO EDUARDO – Mesmo com perfis diferentes, mas foi com estilo de comunicação direta que o saudoso governador Eduardo Campos ganhou a força que tinha enquanto governava Pernambuco. Por muitas vezes, era o próprio Campos quem ligava para o prefeito ou liderança para ouvir e até marcar agenda.

OPOSIÇÃO INDEFINIDA – Nem mesmo o PT e o PSB se apresentaram ontem como bloco de Oposição. Ao blog, Doriel Barros, presidente do PT, disse que “vai ter uma nova reunião da executiva para definir isso”. Já o presidente do PSB, Sileno Guedes, falou que vai reunir a bancada na semana que vem para bater o martelo.

RÁPIDAS

CABO ELEITORAL –  A senadora eleita Teresa Leitão (PT) não escondeu de ninguém sua preferência pelo deputado Antônio Moraes (PP) na briga pela Presidência da Assembleia Legislativa. “Eu já estou pedindo votos, já que não posso votar”, disse, ao abraçar o decano da Casa de Joaquim Nabuco.

G30 – Por falar na eleição na Alepe, o grupo dos trinta deputados teve mais uma reunião ontem. Alguns nomes da bancada do PP já foram convidados desta vez. Esse grupo deve pedir uma reunião com a governadora nos próximos dias.

PINGA-FOGO: Quem será o líder da Oposição?

Raquel Lyra começou muito bem os trabalhos de governadora eleita. Dois gestos sinalizam que a sua gestão será marcada pelo diálogo. O primeiro aconteceu em Brasília durante o encontro de aproximação com deputados da bancada pernambucana na Câmara Federal. Na ocasião, ela articulou a destinação de recursos provenientes de verbas parlamentares para serem utilizados em áreas estratégicas, como saúde, infraestrutura e hídrica. A promessa de campanha de “construção de pontes” já é realidade.

Ontem, ao lado da futura vice-governadora e coordenadora da equipe de transição, Priscila Krause, foi a vez de a tucana se reunir com os deputados estaduais da atual legislatura e eleitos. Mais uma iniciativa de alinhamento e boa convivência entre o Executivo e o Legislativo. De acordo com a própria Raquel Lyra, mais importante do que tirar retrato, a oportunidade serviu para firmar compromissos.

A governadora, a partir de janeiro, aproveitou para anunciar a reforma administrativa que vai gerar uma nova estrutura no organograma da máquina. Com isso, aumentam as especulações em torno do futuro secretariado. A questão orçamentária também receberá atenção especial do Palácio do Campos das Princesas.

Além de arrumar a casa do seu jeito, Raquel Lyra elencou a pauta social como uma das prioridades. Segundo ela, o estado precisa voltar a crescer, mas sem deixar ninguém para trás. O programa Mães de Pernambuco, que vai transferir renda para mães com filhos de até seis anos de idade, é o favorito para ser o “menino dos olhos” da governadora.

blog do Edmar Lyra

Raquel se reúne com deputados estaduais e defende união por Pernambuco 

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) reuniu 56 deputados estaduais entre integrantes desta e da próxima legislatura. Durante o encontro, a governadora pregou união entre os pernambucanos e sugeriu que fossem desarmados os palanques para que o executivo e o legislativo pudessem trabalhar em conjunto em prol dos pernambucanos.

Os parlamentares que participaram da reunião se mostraram satisfeitos com a iniciativa da governadora eleita e sinalizaram grande expectativa para a relação da Casa Joaquim Nabuco com o Palácio do Campo das Princesas.

No tocante à prioridade dos projetos, a governadora eleita sinalizou para o Mães de Pernambuco que consiste na transferência de rendas para mães de crianças de 0 a 6 anos que estão em situação de pobreza. Raquel também afirmou que a relação entre os dois poderes será regida por muita transparência.

A vice-governadora eleita, Priscila Krause, ainda deputada estadual, afirmou que o encontro foi mais um processo que faz parte da transição e que a comissão está definindo a estrutura do governo para apresentar à Alepe para que a partir de 1º de janeiro, o novo governo possa começar os trabalhos de fato e de direito realizando o compromisso firmado em campanha com o povo pernambucano.

Alvarás – A OAB de Pernambuco enviou ofício ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), com sede no Recife, solicitando informações sobre as medidas implementadas para restauração do sistema de pagamento de alvarás eletrônicos em processos trabalhistas. A suspensão se deu em todo o país, após a identificação de fraude na emissão de certificados digitais por uma empresa certificadora, na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. “Faltam 25 dias úteis para o recesso forense, e muitos colegas precisam receber seus alvarás antes das férias forenses”, lembra Fernando Ribeiro Lins, presidente da OAB de Pernambuco.

Quórum alto – A presença de 56 deputados estaduais entre atuais e novatos foi recebida como uma forte sinalização da Casa Joaquim Nabuco para contribuir com o governo eleito no próximo ano. Um quórum tão alto foi interpretado como um crédito de confiança para o novo governo em prol de apresentar realizações que melhorem a vida dos pernambucanos.

After – Tão logo se encerrou a reunião da governadora eleita com os parlamentares, um grupo composto por 35 deputados estaduais eleitos se reuniu em outro hotel no Recife para tratar das articulações visando a eleição da mesa diretora que acontecerá apenas em 1º de fevereiro. A expectativa do grupo é emplacar o presidente e o primeiro-secretário da Alepe.

Variante – O procurador-geral da República, Augusto Aras, reativou o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Covid-19 do MPF. O anúncio foi feito em mensagem de vídeo disponibilizado na última terça (15). Medida é decorrente da identificação de nova subvariante do vírus e do acréscimo no número de casos e das taxas de contaminação. Aras destaca o caráter preventivo do trabalho.

Inocente quer saber – Quais nomes teriam melhores condições para ocupar a presidência e a primeira-secretaria da Alepe a partir de fevereiro?

Quando tomou posse em janeiro como novo dirigente da OAB Pernambuco, para comandar a entidade no triênio 2022 – 2024, o presidente, Fernando Ribeiro Lins, assumiu, entre outros compromissos, “valorizar e promover o respeito da advocacia”. O pleito foi acirradíssimo, vencido por Ribeiro e Ingrid Zanella, como vice — presidenta, e naturalmente, deixou sentimentos de descontentamento no coração de um ou outro vencido.

Passados os dias, é possível constatar, que as ações da nova diretoria no intuito de promover o apaziguamento entre os integrantes da seccional pernambucana, já produz frutos desejados. Através de conversas, do diálogo, e por meio de gestos sinceros, Ribeiro cumpre a honrosa função, mantendo e elevando o respeito da nonagenária instituição.

A promoção da valorização da advocacia, a manutenção da convivência harmoniosa, e o respeito da instituição, estão presentes na finalidade do presidente Fernando Ribeiro Lins.

Curtinhas

Pix: Lançado em novembro de 2020, o Pix prometia ser uma grande revolução para o setor financeiro brasileiro. Prometia e foi. A ferramenta de pagamentos e transferências criada pelo Banco Central já é o meio de operação mais utilizado do país, e alcança mais de dois terços da população economicamente ativa.

Congresso: O vice-presidente eleito e coordenador do governo de transição, Geraldo Alckmin (PSB), apresentou nesta 4ª feira (16.nov.2022) uma minuta da PEC fura-teto a líderes do Congresso que tira o Auxílio Brasil do limite de gastos de forma permanente e abre espaço para aumentar o dinheiro para investimentos. Leia a íntegra do texto (308 KB).

Internacional: O Partido Democrata, do presidente Joe Biden, perdeu o controle da Câmara dos Representantes dos EUA nas eleições de meio de mandato (midterm elections), realizadas em 8 de novembro.

blog do Magno Martins 

Deus chamou meu pai

Meu pai Gastão Cerquinha da Fonseca morreu, terça-feira, por volta das 23 horas, no mesmo dia do aniversário de minha irmã Ana Regina, sua cuidadora até o último suspiro, a quem homenageei por ocasião do seu niver atestando ser ela a flor do jardim do homem que lançou ao mundo nove filhos – cinco homens e quatro mulheres. Viveu 100 anos e quase sete meses. Foi um homem iluminado. Só conjugou o verbo amar. Viveu além do seu tempo muito mais para servir do que para ser servido.

Sua vida foi um lampejo de bondade. Tratou o próximo como irmão. Para ele, independente de raça, cor e sexo, todos recebiam um único e carinhoso tratamento: Beleza. Andou com as sandálias da humildade. Com sua luz forte e infinita feito um farol, clareou os caminhos de sua prole. Como bom cristão sertanejo, cumpriu à risca o mandamento divino da perpetuação da espécie.

Pela ordem de testamento na pia batismal, em Afogados da Ingazeira, de terras e vidas secas, ao lado da sua flor Margarida, que Deus chamou aos 86 anos, quase dez anos antes dele, Tarso, o primogênito, Maria José, Maria de Fátima, Ana Regina, Marcelo, Magno, Augusto, Gastão Filho e Denise.

Papai era tão sertanejo que tinha cheiro de bode, como disse certa vez Luiz Gonzaga, o cancioneiro que imortalizou na música o Sertão, sua gente e seus costumes. Adorava a vida. Viveu intensamente até aos 95 anos, quando o peso da idade o tirou da rotina da sua lojinha no comércio de Afogados da Ingazeira e o fez refém de sua casa até a morte.

Era uma lojinha na qual vendia copos e plástico, ainda com um ponto do jogo do bicho da banca pertencente ao seu irmão José Cerquinha da Fonseca, o Zé Coió. Lojinha mais para terapia. Na verdade, papai foi, entre os anos 70 e 90, um dos maiores comerciantes do ramo de miudezas em nossa terra natal.

Ganhou muito dinheiro, mas todas as suas reservas com o esforço do seu suor foram confiscadas pelo Plano Collor. Com isso, nunca mais foi o mesmo Gastão, que em vida não fez jus ao seu nome: de gastador, não tinha nada, embora, para os filhos, as mãos sempre encontraram o caminho do seu bolso.

Papai começou no comércio vendendo banana na feira. Com o tempo, abriu padaria, ramo que não se deu bem até ser bem-sucedido com miudezas em geral. Ainda para garantir o sustento da ninharada de filhos, virou servidor público federal como auxiliar de balcão e telegrafista dos Correios e Telégrafos.

Sua grande paixão, entretanto, foi a política. Ligado ao grupo de Josesito Padilha, ex-deputado estadual, que se exilou no Uruguai depois de atirar num juiz eleitoral, foi eleito quatro vezes vereador de Afogados da Ingazeira. Presidiu a Câmara por duas legislaturas. Foi eleito vice-prefeito na chapa de João Alves Filho.

Outra grande paixão foi a literatura. Tinha o dom de mexer com as palavras com a tônica da emoção. Escreveu três livros retratando histórias de Afogados da Ingazeira e de personagens ilustres. Na apresentação do livro, destacou: o bom da vida: ser e não parecer, regar os sonhos, viver para servir”.

Papai foi uma benção em nossas vidas. Teve a graça da longevidade. Morreu de morte natural. Com ele, aprendi tudo, principalmente a correr atrás dos meus sonhos. Foi mestre, conselheiro e amigo. Me incentivou a ser a melhor pessoa que eu posso ser. Compartilhou histórias e aconselhou com sabedoria.

Chorou por mim, enxugou minhas lágrimas quando o mundo me fez chorar. Ensinou-me coisas belas. Sua existência foi fundamental para o funcionamento das batidas do meu coração. Diante das incertezas da vida, nunca tive medo, porque sempre esteve ao meu lado.

Me criou para o mundo, mas o meu mundo foi ele, um verdadeiro universo da bondade. Foi presente e protetor, sempre me encheu de amor. Sou grato pelos sábios conselhos. O que me fez seguir pelo caminho certo sempre foram os seus belos exemplos. Sempre foi e será o maior exemplo nessa vida.

Foi o melhor homem do mundo. Não importa para onde a vida me levar, seus ensinamentos e amor sempre me guiarão. Papai foi guerreiro, um super-herói. Me deixou a maior herança do mundo: o seu infinito amor.

O post | | | – Giro pelos Blog’S quinta-feira 17/11/2022 – | | | apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.