Novas regras para futuros ‘carros voadores’ proposta pelos EUA vão impactar empresas

(Reuters) – A Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) propôs nesta segunda-feira novas regras que ajudarão a abrir caminho para as operações de transporte aéreo comercial urbano em meados da década.

Aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) têm sido apontadas como “carros voadores” que podem ser o futuro da mobilidade aérea urbana. Essas aeronaves para baixa altitude atraíram intenso interesse em todo o mundo, à medida que várias fabricantes de eVTOL abriram capital.

A FAA emitiu uma proposta para atualizar sua definição para as empresas de transporte aéreo de modo a adicionar operações de ‘powered-lift’ às regras, que atualmente abrangem outras atividades comerciais, como companhias aéreas, fretamentos e passeios aéreos.

“Esta definição estabelece as bases que permitirão aos operadores usar as aeronaves” de mobilidade urbana, disse a agência em comunicado à Reuters.

A FAA está desenvolvendo separadamente regulamento para certificar pilotos e fixar requisitos operacionais para pilotar eVTOLs. A agência espera publicar as diretrizes em meados do próximo semestre.

Billy Nolen, que está no comando da FAA interinamente, disse a repórteres na semana passada que a agência não espera que o primeiro eVTOL inicie as operações comerciais antes do final de 2024 ou, mais provavelmente, no início de 2025.

No início deste mês, a FAA emitiu os critérios de aeronavegabilidade que a startup de transporte aéreo urbano Joby Aviation precisará atender para que sua aeronave Model JAS4-1 eVTOL seja certificada.

A empresa disse recentemente que espera iniciar os serviços comerciais com passageiros em 2025, após receber as aprovações da FAA.

Nolen disse que durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, essas aeronaves estarão em alta demanda. “Podemos ver alguns deles nos anos anteriores, mas nem perto da escala de 2028”, disse.

A FAA espera emitir um plano de implementação em maio de 2023 que ajudará a agência a cumprir os ambiciosas expectativas de crescimento do setor, acrescentou ele.

(Por David Shepardson)

The post Novas regras para futuros ‘carros voadores’ proposta pelos EUA vão impactar empresas appeared first on InfoMoney.

Reuters

Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.