| | | | – Giro pelos Blog’S Sexta-feira (20/01/2023) – | | | |

blog do FinFa

Recebeu – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, recebeu ontem (19), a visita do Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Marcelo Carneiro Leão. “Acompanhados da Secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa, do Ministério da Pesca e Aquicultura, professora Flávia Fredou , tivemos uma longa e boa conversa sobre ações que o MPA e a UFRPE devem tocar conjuntamente em nosso estado”, disse o Ministro André.

Iniciou –  A Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria de Obras, iniciou os serviços para execução de mais uma Academia da Saúde, no Bairro da Pindoda, onde vai atende o Bairro do Mutirão.

Disse – “A gente está aqui vistoriando a obra da Ponte do Monteiro que está na etapa de implantação dos balanços sucessivos. Há uma estrutura metálica que segura a construção da nova etapa. Com isso, será feito todo o vão dela, cruzando o rio, sem a necessidade de escoramentos e pilares”, disse ele. “Essa é uma obra muito importante para a cidade. Há 15 anos Recife não tem uma nova ponte. E essa vai ser a mais nova ponte da cidade, conectando duas áreas muito importantes – Zona Norte e Zona Oeste. A gente vai garantir que cerca de 60 mil pessoas, diariamente, sejam beneficiadas diretamente. A Prefeitura segue trabalhando, aumentando muito o investimento e olhando sempre para as intervenções que possam fazer com que o Recife se consolide e cresça a cada dia”.(Prefeito do Recife, João Campos)

Sancionou – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, sancionou ontem (19), a Lei que coloca o nome de Raimundo Adialy Lucena de Lira, conhecido por DIA, no pátio de eventos de Brejinho. “É com imensa alegria que hoje sanciono a lei que coloca o nome do meu amigo Raimundo Adialy Lucena de Lira, o popular DIA, no pátio de eventos de Brejinho, foi uma honra fazer isso ao lado dos familiares desse brejinhense tão amado por todos nós”, disse o prefeito.

Retornando – A Prefeitura de Serra Talhada através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, informa que as atividades físicas das Academias da Cidade retornarão no dia 23 de Janeiro.

Frase – “Fiquei feliz com o compromisso do ministro em ampliar ações e programas já existentes e investir em políticas públicas que verdadeiramente beneficiem os municípios. Seguiremos na luta pelo municipalismo”.(Presidente da Amupe e deputado estadual eleito, José Patriota,quando da visita ao Ministro das Cidades Jader Filho e equipe técnica do ministério)

Representou – O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, esteve ontem (19), representando a Associação dos Municípios Pernambucanos – Amupe, na palestra magna de abertura do Congresso dos Municípios Alagoanos promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).”Um momento importante para trocarmos experiências com gestores alagoanos, além de fortalecer a relação institucional das associações municipalistas. O evento foi realizado em Maceió-AL e teve como pauta a eficiência e transparência na gestão pública”,pontouo Aroldo.

A primeira – A governadora de Pernambuco, RaquelLyra, estará participando nesta sexta-feira (20), às 10 horas, da primeira Reunião do Consórcio Nordeste em 2023, será no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa – Paraíba.

Recuperando – Prefeitura Municipal de Santa Terzinha, está realizando manutenção da PE-285, trecho que liga o município de Santa Terezinha até o povoado da Vila do Tigre.

Inaugurando – O prefeito da cidade de Flores, Marconi Santana, estará nesta sexta-feira (20), às 16 horas, fechando a semana com mais uma inauguração de um sistema simplificado de abastecimento de água, será no Sítio Macacos, no ‘Recanto dos Augustos’.

Perguntar não ofende – Quando o vereador de Afogados da Ingazeira, Agnaldo Rodrigues (Cancão), vai anunciar seu retorno ao grupo do prefeito Sandrinho Palmeira?

blog do Edmar Lyra

Primeira-secretaria da Alepe embola e aguarda aceno do Palácio 

Faltando pouco mais de dez dias para a posse dos novos deputados estaduais e consequentemente a eleição da mesa diretora da Alepe, o quadro da disputa pela primeira-secretaria permanece completamente embolado, mas com uma expectativa dos deputados se a governadora Raquel Lyra irá emitir algum sinal de fumaça para decidirem que caminho tomar.

A primeira-secretaria é o segundo cargo mais importante da Casa, tendo uma gestão compartilhada com a presidência. Ocupar a função confere muito poder e muito prestígio ao parlamentar, que precisa ter bom trânsito entre os pares e uma boa relação com o ocupante da presidência.

No páreo, estão os deputados Aglailson Victor (PSB), Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Rodrigo Novaes (PSB), ainda pode haver um outro nome que estaria sendo avaliado para ser lançado numa condição de consenso com outras duas candidaturas, caso haja uma necessidade de entendimento.

O fato é que para a governadora não é interessante ter alguém que não tenha uma mínima relação com ela, alguns aliados de Raquel têm incentivado a Casa Civil a entrar no jogo para que haja uma sintonia fina entre o Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Alepe e o primeiro-secretario, sobretudo nestes dois primeiros anos que serão determinantes para direcionar o êxito do governo.

Outros parlamentares mais independentes avaliam que a entrada do Palácio no jogo não terá mais condições de reverter, uma vez que ela teria demorado demais a agir. O fato é que todos os postulantes seguem com chances, e faltando poucos dias para a eleição da mesa, poderá acontecer tudo, inclusive nada.

Consórcio Nordeste – A governadora Raquel Lyra participa nesta sexta-feira da reunião do Consórcio Nordeste com a presença dos nove governadores da região em João Pessoa. A escolha da capital paraibana se deu pelo fato de o governador João Azevedo ser o presidente do consórcio.

Subiu no telhado – A indicação da deputada federal Marília Arraes para a superintendência da Sudene pode não se concretizar porque o União Brasil decidiu entrar no jogo para indicar o responsável pelo posto. Marília ainda está no páreo, mas sem garantias de que será oficializada.

Aproximação – A deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) foi recebida pela vice-governadora Priscila Krause. A parlamentar tem se aproximado do Palácio do Campo das Princesas e poderá integrar a base governista caso seja essa a determinação do presidente nacional da legenda, o deputado federal Luciano Bivar.

CCJ – Além da mesa diretora da Alepe, há em curso uma disputa pelo comando de diversas comissões, dentre elas a mais importante da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça. Integrando a disputa pela presidência, o deputado estadual Antônio Moraes (PP) poderá ocupar a função caso não consiga se eleger no embate contra Alvaro Porto e Alberto Feitosa por ser o decano da Casa e ter vasta experiência na área.

João Campos – Muita gente tem avaliado que a gestão realizada pelo prefeito atrelada a movimentação de alianças políticas deverão contribuir para uma reeleição bem encaminhada em 2024 independente de quem seja seu adversário.

Inocente quer saber – Quem está melhor posicionado na disputa pela primeira-secretaria da Alepe?

Blog do Elielson

De um vice discreto a um sucessor a altura, Mano Medeiros vem cumprindo a risca o dever de casa para consolidar sua marca na gestão em Jaboatão dos Guararapes.

Após o sucesso da ação de Natal, tocando obras nos quatro cantos da cidade, Mano está se destacando por ser um prefeito que despacha nas ruas ouvindo as demandas da população e fiscalizando as ações de perto.

Esse jeito de governar amplia sua aprovação e por consequência aumenta consideravelmente a chance real de reeleição no próximo pleito.

TUCANOS REUNIDOS –  A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu o presidente nacional da sua legenda, Bruno Araújo e o líder do partido na Câmara dos Deputados,  Adolfo Viana, na Palácio do Campo das Princesas. “Raquel ja começou a deixar sua marca como gestão eficiente, focada no futuro. Um orgulho para o PSDB”, disse o deputado.

ESTREIA – Por falar na governadora, ela estreia hoje sua participação na reunião do Consórcio Nordeste que acontece em João Pessoa, na Paraíba. Essa é a primeira vez que os noves governadores se reúnem neste mandato.

RÁPIDAS

VAI TER CORAGEM?- Com a informação que a deputada estadual Simone Santana (PSB) vai disputar à primeira-vice-presidência da Assembleia Legislativa trazida com exclusividade por este blog, o deputado Doriel Barros (PT), começou a avaliar se vai mesmo querer disputar o mesmo posto. Ele trabalha para um acordo com o PSB.

CARTADA FINAL – O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) aposta numa cartada final nos próximos dias para se manter na disputa pela primeira-secretaria. Caso não se consolide, ele tem um acordo de apoiar Gustavo Gouveia (SD). Esse final de semana será decisivo para o socialista.

GESTO DE GRANDEZA – A ida do secretário estadual de Turismo Daniel Coelho ao gabinete do seu antecessor, deputado Rodrigo Novaes, na Alepe, foi uma demosntração de política se faz com gestos. O movimento foi uma espécie de reaproximação após os embates sobre a Arena Pernambuco.

REPERCUSSÃO GRANDE – O programa Entre Agendas lançado ontem por este blog com o prefeito do Recife João Campos (PSB) teve uma boa repercussão no meio político estadual.

PINGA-FOGO: Terá reviravolta na eleição da Alepe ou o quadro já se consolidou?

Blog do Silvinho

blog do Magno Martins

A nova e boa safra de gestores

O Instituto Opinião, em parceria com este blog, tem levantado o quadro de avaliação das gestões municipais. Num momento de tamanhas e graves dificuldades que o Brasil enfrenta, com reflexos nos Estados e Municípios, não tem sido tarefa fácil passar no teste da administração pública, mas há exceções surpreendentes.

Em dezembro, no apagar das luzes de 2022, o Opinião abriu a sua peregrinação pelo município de João Alfredo, terra do ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Lá, o prefeito Zé Martins (PSB) fechou o segundo ano da sua gestão com 88% de aprovação, repetindo o mesmo percentual do seu primeiro mandato, em algumas áreas com a incrível marca de 100% de aprovação.

Ao longo desta semana, o Opinião deu sequência aos levantamentos de satisfação do eleitorado com seus prefeitos começando por Casinhas, município vizinho a Surubim, no Agreste Meridional. Ali, identificou mais um fenômeno de governo bem avaliado. A prefeita Juliana de Chaparral (UB) tem aprovação de 90%. Quem faz, nunca deixa de ser reconhecido pela população, tese que desmente a falsa versão de que o povo tem ojeriza a políticos.

Já em São Caetano, o prefeito Josafá Almeida (UB) desponta com enorme popularidade também. Seu governo tem 94% de aprovação, chegando em alguns bairros, distritos ou vilas a 100% de aprovação. Na Região Metropolitana do Recife, o Opinião fez seu primeiro diagnóstico em São Lourenço da Mata e lá o prefeito Vinícius Labanca (PSB) tem a incrível marca de 78% de aprovação por parte da população.

Os quatro exemplos acima, apontados pelo Opinião, instituto de enorme credibilidade no País, são uma prova inquestionável de que o Estado vai descobrindo novos quadros, valores técnicos e de gestão. Quem chega ao segundo ano de mandato em igual patamar planta a semente da reeleição numa margem de certeza bastante confortável.

Resta saber, por fim, qual a receita desses prefeitos num cenário em que os municípios estão cada vez mais esvaziados, sem recursos, sendo a maioria meros pagadores de folha de pessoal.

Obras param – A governadora Raquel Lyra (PSDB) paralisou várias obras no Estado em andamento, principalmente estradas. Relatos feitos por empreiteiros dão conta de que o Estado não está pagando a nenhuma construtora que ganhou a licitação na gestão passada e já chegou a mais de 70% no curso da obra. Sem dinheiro para manter os trabalhadores nas obras espalhadas em várias regiões do Estado, só resta aos empresários paralisar o andamento dos projetos viários.

Cadê Priscila? – Como deputada, Priscila Krause (Cidadania) bateu sem piedade no FEEF, o fundo de equilíbrio fiscal. Também exigiu que o ex-governador Paulo Câmara quebrasse o sigilo da viagem que fez à Escócia. Mas como vice-governadora, Priscila viu o FEEF ser prorrogado pela governadora Raquel Lyra e não deu um pio. Não pediu também, até o momento, a abertura do sigilo de Câmara, que lhe deu tanta mídia. O que está ocorrendo com a vice? Mudança de postura ou falta de prestígio com a tucana, que prometeu governar o Estado com ela?

Triste realidade – Os auxílios moradia, saúde e alimentação aprovados pelos deputados estaduais representam até 22 vezes o valor pago em benefícios sociais para famílias pobres de Pernambuco, aponta um levantamento da ONG Habitat Brasil, segundo o G1-PE. “A gente tem hoje um valor de um auxílio moradia (pago pelo poder público) que gira em torno de R$ 200 e R$ 300. E quando a gente compara isso com R$ 6.600 para um deputado, é um valor 22 vezes maior do que o recurso que é pago para as famílias de baixa renda”, afirma Raquel Ludermir, gerente da Habitat Brasil.

Os endividados – Um levantamento divulgado, ontem, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou o perfil da maior parte dos endividados no País. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de 2022, mulheres, jovens e com ensino médio incompleto compõem o retrato da pessoa endividada que prevalece no Brasil. No último ano, cerca de 77,9% das famílias brasileiras possuíam dívidas para pagar, número que representa o maior percentual da série histórica iniciada em 2011. Em comparação com 2021, o índice registrou uma alta de 7 pontos percentuais.

Quem decifra o PP? – Na coluna de ontem, perguntei o que havia levado o PP, sem espaço algum ainda no Governo Raquel, a ratificar o apoio da bancada, formada por oito parlamentares, à gestão tucana. O questionamento pode ser decifrado na eleição da mesa diretora da Assembleia. Há quem diga que Antônio Moraes, nome do Progressista na disputa pela presidência da Casa, possa ser blindado pelo Palácio na hora certa da definição do jogo, rifando Álvaro Porto, candidato que recebeu o apoio oficial do PSDB, partido da governadora.

CURTAS

CE SEM MÁSCARAS – O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), suspendeu o uso de máscaras em locais fechados, em áreas de aglomeração e nos transportes coletivos. “Continuamos com um baixo número de casos e óbitos pela Covid-19, o que demonstra que o quinto ciclo da doença chegou ao fim”, afirmou.

USO DA MÁQUINA – Ao menos cinco ministros de Lula utilizaram aviões oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a seus estados de origem durante os primeiros fins de semana do governo: Nísia Trindade (Saúde), Margareth Menezes (Cultura), Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça) e Luiz Marinho (Trabalho).

Perguntar não ofende: A dez dias da eleição da nova mesa diretora da Alepe, quem será o novo presidente? 

Blog do Silvinho

 PT e PSB disputarão liderança da esquerda em Pernambuco

O PT e o PSB devem disputar o espaço da esquerda em Pernambuco. Após o insucesso nas urnas da candidatura de Danilo Cabral que foi apoiado pelo PT de Pernambuco, o partido viu o comando do governo ir para às mãos do PSDB e agora precisará lutar com o PT pelo espaço da esquerda no estado. Esta não será a primeira vez, isso já aconteceu em anos anteriores. Em 1998, o PT e o PSB estiveram juntos disputando o Governo e o Senado. Na época, Arraes e Humberto foram derrotados e dali em diante ambos os partidos só se uniram em disputas no segundo turno. Na eleição de João Paulo para prefeito do Recife no ano 2000, o PSB apenas o apoiou quando este passou para a segunda etapa contra o então prefeito Roberto Magalhães. No primeiro turno o partido caminhou com Carlos Wilson.

Em 2002, o PSB também lançou Dilton da Conti para governador e não apoiou Humberto Costa que também disputou o comando do estado pelo PT. Da mesma forma em 2006 quando já estavam juntos nacionalmente, Eduardo e Humberto disputaram o governo que culminou com a vitória de Eduardo e só então a aliança entre as legendas aconteceu. O prazo de duração foi até a eleição do Recife no ano de 2012 quando o PSB lançou Geraldo Júlio e derrotou o PT que comandava a capital desde 2001.

A aliança só foi reatada em 2018 quando PT e PSB apoiaram Paulo Câmara e também a reeleição de Humberto Costa, isso depois de o PT ter sofrido duas derrotas (para a Prefeitura do Recife em 2012 e para o Senado Federal em 2014) fora da Frente Popular. Desde 2008 que o PSB e o PT não caminham juntos em uma chapa majoritária no Recife. Pode ser que em 2024 seja diferente tendo em vista a possibilidade dos petistas fazerem parte do governo João Campos e respeitando o atual cenário nacional onde os dois partidos estão juntos. Mas em nível estadual, a briga por espaços promete ser grande.

Posição – A senadora eleita Teresa Leitão (PT) disse recentemente que embora seja a favor da união das forças progressistas em Pernambuco, ainda é cedo para se falar em aliança entre o PT e o PSB para a Prefeitura do Recife. “Mas essa antecipação de dois anos não é salutar. Acho que o processo tem que correr. As eleições não serão apenas no Recife. Teremos eleições em todo o Estado” disse Teresa.

Nome – Uma das figuras do PT que já disputou várias vezes mandatos majoritários tem aparecido com mais frequência na mídia e se contrapondo muitas vezes a medidas do governo Raquel Lyra que é o deputado estadual João Paulo. O que se diz no partido é que caso haja uma candidatura petista, o nome seria ele.

Dedicação – Totalmente dedicado ao governo do Recife, o prefeito João Campos tem um compromisso de não falar de eleições até o ano que vem. Filho do ex-governador Eduardo Campos, João dá demonstrações que aprendeu bem o ramo da política e já atraiu algumas legendas para o seu projeto que tem se mostrado bastante robusto.

Presença – A governadora Raquel Lyra (PSDB) participa logo mais às dez da manhã da Reunião do Consórcio Nordeste que acontece no entro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, João Pessoa – Paraíba

 

O post | | | | – Giro pelos Blog’S Sexta-feira (20/01/2023) – | | | | apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Marcelo Patriota

Marcelo Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.