Nove milhões de pessoas abriram conta por causa do Pix, afirma presidente do BC

Roberto Campos Neto afirmou, nesta quinta-feira (19), que nove milhões de pessoas abriram contas bancárias para usarem o Pix. O presidente do Banco Central também voltou a dizer que até mesmo pessoas que pedem esmolas nas ruas usam a ferramenta.

“Conseguimos monitorar isso. Milhares de novos negócios foram abertos graças ao Pix. O uso do Pix como meio de pagamento é maior do que esperávamos”, afirmou, em palestra na UCLA Anderson School of Management. “Estamos observando que podemos fazer muito mais com a infraestrutura do Pix”, acrescentou.

Campos Neto fez uma apresentação sobre a evolução do ecossistema brasileiro de fintechs e a agenda digital do Banco Central.

Ele citou utilidades como o Pix-Saque e o Pix-Troco e voltou a dizer que o BC está abrindo os protocolos da plataforma gratuitamente para que outros países — sobretudo sul-americanos — adotem sistemas similares. “Queremos uma trilha comum de Pix em outros países para fazer transferências internacionais”, completou.

Campos Neto disse que o modelo de open finance desenhado pela autarquia — integrado com o Pix — deve ser o mais rápido do mundo. “Tudo está ficando conectado agora”, afirmou. “E agora queremos tokenizar o sistema por meio da moeda digital (CBDC)”, completou.

Agregador financeiro

Campos Neto repetiu que a instituição trabalha para construir uma carteira digital com todos os produtos e serviços financeiros integrados, por meio da qual os consumidores poderão acessar seus ativos — físicos ou virtuais — em diversos bancos e corretoras no mesmo aplicativo.

“Hoje já há uma integração entre o Pix com outros produtos. A nossa ideia é chegar a agregador financeiro”, afirmou. “Quero incentivar que bancos custodiem ativos digitais, por meio da tokenização”, reafirmou.

Planeje seus gastos. Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais

The post Nove milhões de pessoas abriram conta por causa do Pix, afirma presidente do BC appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.