UFPE oferece 1.401 vagas gratuitas em oito cursos superiores a distância

No Sertão do Pajeú, há polos em Tabira e Triunfo e no Moxotó, em Sertânia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrição para preencher 1.410 vagas na modalidade de ensino a distância (EAD) no primeiro semestre de 2023 (saiba quem pode se inscrever). Elas estão distribuídas em sete cursos de licenciatura e um de bacharelado. É possível se inscrever até 8 de fevereiro na internet.

Ao todo, a UFPE oferece apoio presencial de 22 polos distribuídos em Pernambuco (confira detalhes mais abaixo). A inscrição é feita através de um formulário de intenção de participação, que deve ser preenchido com dados pessoais, e-mail, curso e polo presencial de apoio.

A taxa de inscrição custa R$ 35. O cadastro somente é finalizado após a confirmação do pagamento dessa taxa, que pode ser feito até o dia 17 de fevereiro (confira o cronograma no final desta reportagem).

Para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição, é preciso enviar os documentos indicados no edital do processo seletivo para o e-mail vest.ensinoadistancia@ufpe.br, a partir da segunda-feira (23) até a quarta-feira (25). Professores das redes da educação básica que não têm formação na área em que atuam ficam isentos do pagamento. As informações são do G1-PE.

Quem pode se inscrever

Os candidatos podem usar a nota das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no processo seletivo.

Para os professores das redes da educação básica que não possuem formação na área em que atuam, é aceita a comprovação do vínculo com a rede municipal ou estadual de ensino, segundo a UFPE.

Cursos

Ao todo, são oferecidas 150 vagas para o curso de bacharelado em ciências contábeis e 180 em cada uma das seguintes licenciaturas: Ciências biológicas; Educação física; Geografia; História; Letras (espanhol); Letras (português); Matemática.

Metade das vagas está reservada para cotistas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Polos

Os polos de apoio presencial estão espalhados pelo estado, nas seguintes cidades: Afrânio; Carpina; Caruaru; Cedro; Dormentes; Gravatá; Jaboatão dos Guararapes; Lagoa Grande; Limoeiro; Ouricuri; Palmares; Pesqueira; Petrolina; Recife; Salgueiro; Santa Cruz do Capibaribe; Santa Filomena; Sertânia; Surubim; Tabira; Triunfo; Vitória de Santo Antão.

Cronograma

16 de janeiro a 8 de fevereiro: preenchimento do formulário de intenção para pré-inscrição;

23 a 25 de janeiro: solicitação de isenção da taxa de inscrição;

27 de janeiro: publicação da lista de candidatos contemplados com a isenção;

27 de fevereiro: publicação do resultado no site da UFPE;

29 de maio: início das aulas.

André Luis

André Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.