Aperto monetário ainda não foi sentido plenamente, afirma dirigente do BCE

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Fábio Panetta comentou que os efeitos do aperto monetário na zona do euro ainda “nem começaram a ser sentidos plenamente” e que ainda é muito cedo para dizer que a política monetária está superando a inflação. “Levará algum tempo até que os desenvolvimentos recentes sejam totalmente refletidos nos preços de varejo”, disse Panetta, em entrevista ao jornal Handelsblatt, divulgada pelo site do BCE.

Panetta observa que a zona do euro terá que aprender a conviver com o atual cenário de maior incerteza por mais tempo, visto que a inflação segue alta e os dirigentes do BCE devem estar “preparados para ajustar nossa orientação de política monetária” a qualquer momento.

“Precisamos manter nossa política dependente de informações recebidas, fornecendo aos mercados a orientação condicional necessária com base em nossa função de reação”, disse o dirigente.

Quando perguntado quanto a possibilidade da continuidade aos aumentos de taxas de juros por 50 pontos-base (pb), Panetta declarou que seria “inapropriado” comentar neste momento. “Essa discussão deve ser feita dentro do Conselho Presidenial do BCE”, afirmou.

Saiba como diversificar o patrimônio e diminuir seus riscos investindo no exterior com facilidade e segurança (parceria com a XP)

The post Aperto monetário ainda não foi sentido plenamente, afirma dirigente do BCE appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.