Simpatias para Santo Antônio: conheça a história por trás das tradições do santo casamenteiro


Dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho, atraindo fiéis e perpetuando tradições e simpatias. Santo Antônio no altar da Paróquia Santo Antônio de Lisboa
Divulgação
O dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, é celebrado nesta quinta-feira (13). Símbolo de casamentos e uniões duradouras, Santo Antônio mobiliza através de gerações fiéis que seguem tradições e simpatias em busca de encontrar o verdadeiro amor.
LEIA TAMBÉM:
Conheça a lenda da Pedra de Santo Antônio, que promete casamento para quem passar por fenda
De acordo com o pároco Monsenhor Ivonio Cassiano, da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, localizada no bairro de Tambaú, em João Pessoa, Santo Antônio ganhou fama de casamenteiro por sempre atender com simplicidade e dedicação as pessoas que lhe procuravam para pedir conselhos relacionados ao casamento e questões familiares.
“Aos poucos foi se formando a respeito dele essa fama de ‘grande protetor’ das relações matrimoniais e intercessor daqueles que tem o desejo de formar uma família”, conta o pároco.
Josy Morais, que é secretária da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, localizada no bairro do Geisel, em João Pessoa, conta que Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajudava as mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava às moças para que conseguissem um dote e um enxoval para o casamento.
“Durante a vida ele foi um grande opositor dos casamentos arranjados por interesse entre famílias, lutando contra a mercantilização do Sacramento do Matrimônio. Santo Antônio defendia que os casais deveriam se unir por amor”, revela Josy.
Simpatias e tradições
O dia de Santo Antônio é precedido por um itinerário que dura 13 dias e que é denominado de Trezena de Santo Antônio. “Embora o foco da Trezena não sejam as simpatias, a religiosidade popular alimenta a crendice de que alguns ritos realizados ajudarão o santo a concretizar o milagre desejado”, diz o pároco Cassiano.
O g1 reuniu algumas tradições e simpatias que são realizadas tanto na Paróquia Santo Antônio de Lisboa quanto na Paróquia de Santo Antônio de Pádua e outros lugares do Brasil pela crendice popular:
Encontrar aliança ou medalha na fatia de bolo
Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, é dito que a pessoa que encontrar uma aliança ou medalha na fatia do bolo de Santo Antônio vai viver um grande amor ou se casar em breve. Os fiéis também têm o costume de amarrar uma fita de Santo Antônio no braço e pedir uma graça.
“Sempre há relatos de testemunhos de graças alcançadas pelos fiéis”, revela o pároco Cassiano.
Tradicional bolo de Santo Antônio
Reprodução/TV TEM
Descobrir o nome da pessoa com quem vai casar
Segundo Josy Morais, a simpatia para saber o nome do futuro marido ou esposa requer que a pessoa escreva o nome dos possíveis candidatos em pedaços de papel e os dobre.
“Então, se coloca os pedaços de papel em um prato branco com água à meia-noite do dia 12 de junho e o deixa passar a madrugada sob o sereno. No dia seguinte, o papel mais aberto indica o nome do futuro pretendente”, explica Josy.
Colocar o Santo de cabeça para baixo
Entre as simpatias mais típicas de Santo Antônio está a de amarrar uma fita branca à imagem do Santo e guardá-la de cabeça para baixo dentro do guarda-roupas, fazendo um pedido para encontrar o amor no prazo de três meses na noite do dia 13 de junho.
Sonhar com a pessoa com quem vai casar
Para aqueles que desejam vislumbrar o rosto do futuro marido ou futura esposa, outra simpatia da cultura popular diz que a pessoa deve pegar três flores de jasmim gardênia e amarrá-las em uma fita branca na noite do Dia dos Namorados.
As flores devem ser levadas para o quarto e, antes de dormir, é preciso fazer um pedido para sonhar com a sua “alma gêmea”. Ao acordar, no dia 13 de junho, a pessoa deve retirar uma pétala de cada flor e fervê-la em água.
Em seguida, a água fervida com as pétalas das gardênias devem ser colocadas em um recipiente a parte e, depois de terem esfriado, devem ser derramadas sobre a cabeça de quem realizou a simpatia.
Reza a lenda que a pessoa que realizar essa simpatia terá a intuição potencializada e, dentro de sete dias, vai sonhar com aquele ou aquela com quem irá casar.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

Dino

Deixe um comentário