Boa Esperança do Norte (MT) se prepara para ser o caçula dos municípios brasileiros

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e textoJá são quase 25 anos desde que o distrito tentou virar cidade. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso criou o município em março de 2000. Mas uma ação judicial de um município vizinho emperrou o processo de emancipação. Em outubro escolherá prefeito e 9 vereadores. São dois candidatos a Prefeito : Calebe Francio(MDB) e Demetrio Cavlak (DC). As eleições em Boa Esperança do Norte prometem ser um evento significativo, não apenas por ser a primeira vez que o município escolherá seu prefeito e vereadores como cidade emancipada, mas também pela qualidade e diversidade dos candidatos. Com propostas que vão desde o fortalecimento das tradições locais até a modernização da administração pública, os eleitores terão de escolher o melhor caminho para o futuro da cidade.

Faltam exatamente 19 dias para as eleições municipais. É natural que esse encontro com as urnas provoque alguma ansiedade, principalmente entre os brasileiros mais jovens, os que vão votar pela primeira vez. Mas existe um lugar, no coração do Brasil, onde essa excitação com o primeiro voto contagiou todos os eleitores. Um cantão do Brasil que tem mais plantações do que casas. Lavouras a perder de vista. Apenas um grupo de emas se destaca na imensidão. Se Boa Esperança do Norte fosse um livro, as páginas ainda estariam em branco. A história começaria a ser escrita no dia 1º de janeiro de 2025, data da posse do prefeito, do vice-prefeito e dos nove vereadores – os primeiros da história do município. Já são quase 25 anos desde que o distrito tentou virar cidade. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso criou o município em março de 2000. Mas uma ação judicial de um município vizinho emperrou o processo de emancipação. Nova Ubiratã não queria perder um pedaço das terras. Depois de uma longa batalha judicial, a emancipação foi confirmada em outubro de 2023, por decisão do STF – Supremo Tribunal Federal. Agora, Boa Esperança do Norte se prepara para ser o caçula dos municípios brasileiros. O horizonte não está mais distante. Os moradores já se enxergam nos primeiros capítulos do livro do mais novo município do Brasil. “A administração da cidade será mantida, até 31 de dezembro de 2024, pelo “município mãe”, como vem sendo todos os investimentos que a gente recebe por parte de Sorriso”.

A região conta com uma população local de 7 mil habitantes, além de ser grande produtor de grãos, mais de 700 mil toneladas em uma área estimada de 280 mil hectares.

Segundo um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o novo município conta com cerca de 400 empresas, entre microempresas, MEIs e grandes empresas.

O post Boa Esperança do Norte (MT) se prepara para ser o caçula dos municípios brasileiros apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.

Francisco Dutra

Deixe um comentário