Arara vermelha e papagaio são furtados da Bica durante fim de semana em João Pessoa

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica de João Pessoa, foi alvo da ação de bandidos durante o fim de semana. Duas aves silvestres, uma arara vermelha e um papagaio, foram levadas do local, no bairro do Roger. O caso foi confirmado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, em entrevista à rádio CBN.

“Infelizmente a notícia não é tão boa. A gente se deparou na manhã de domingo com a informação de que duas aves do nosso plantel de animais haviam sido furtadas. Adotamos todas as medidas de segurança, fizemos o boletim da ocorrência, nos reunimos com a Polícia Civil e com a Secretaria de Segurança do município para fortalecer nosso sistema de segurança”, relatou o secretário.

O caso está sendo tratado como crime ambiental e a Prefeitura anunciou que irá ampliar as medidas de segurança no Parque.

“Vamos instalar câmeras de segurança, aumentar o efetivo da Guarda Municipal e avançar com investigações. A equipe de inteligência já está atuando em algumas linhas. É importante a colaboração da sociedade. Muitas vezes esses animais são furtados para fins de comercialização ilegal”, alertou Silveira.

O secretário também fez um apelo à população para que não compre animais silvestres, reforçando que a venda e a compra desses animais são crimes.

“Não existe venda legal de animais silvestres. Esses animais estão sob cuidados da Bica porque não podem voltar à natureza. Eles geralmente são vítimas de tráfico, maus-tratos ou mutilações. O Parque recebe e reabilita esses animais e, quando possível, os devolve ao seu habitat natural”, explicou.

Além da Bica, a Paraíba conta com outras instituições que atuam na proteção da fauna, como o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), administrado pelo IBAMA e ICMBio, e centros regionais voltados ao resgate e triagem de espécies da caatinga e de répteis.

PB Agora

Redação

Deixe um comentário