Itapetim realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
O objetivo do encontro foi discutir diretrizes que fortaleçam as políticas públicas de gênero em Itapetim e subsidiar as etapas estadual e nacional da conferência. A palestra principal foi conduzida por Apolônia, da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, que abordou os avanços e os desafios relacionados ao acesso das mulheres a direitos fundamentais.
A programação incluiu apresentações culturais, como a execução dos hinos pelo músico Cícero Audo, números musicais de Aninha, Sidianeide e Rita de Cássia, além da participação do Grupo de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Também foram realizados depoimentos, a exemplo do relato de Alane Marillac, atendida pela Secretaria da Mulher, e uma apresentação da poetisa Izabela Ferreira.
Durante a conferência, cinco eixos temáticos foram debatidos em grupos, com mediação de técnicos das Secretarias da Mulher e de Assistência Social. As propostas aprovadas na plenária municipal servirão como base para a participação de Itapetim na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, por meio das delegadas escolhidas ao final da conferência.
Estiveram presentes no evento a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, a secretária da Mulher Edilene Machado, o presidente da Câmara Municipal Júnio Moreira, o promotor de Justiça Samuel Miranda, a sargento Edinubia, que também preside o Conselho da Mulher, demais membros do Conselho, a vereadora Cleubia, além de secretários e diretores da administração municipal.