Pajeú: Colônia Z-65 lança Projeto Promoção da Saúde para comunidade pesqueira
Durante a entrevista, os participantes detalharam o lançamento do Projeto Promoção da Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Pesca Artesanal do Sertão do Pajeú.
Os participantes, ainda explicaram a dinâmica das atividades desenvolvidas pela associação.
Segue texto com detalhes, da reunião com os associados:
“Em reunião no domingo (27/07), às 9h, na sede da Colônia Z-65, na antiga sede do escritório do DNOCS, que fica município de Tabira, ocorreu o lançamento do Projeto Promoção da Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Pesca Artesanal do Sertão do Pajeú.
O projeto, tem com objetivo de promover saúde para esses Trabalhadores, essas Trabalhadoras, familiares e comunidade pesqueira como todo, a partir da educação em saúde, práticas de cuidados e educação para os direitos humanos. O projeto se apresenta como possibilidade de melhoria da saúde e da vida dessa parcela da população de 14 municípios da região, e assim, suprir uma necessidade existente no campo da saúde pública da Região do Pajeú.
O auditório (antigo refeitório) na sede do DNOCS, na barragem da Ingazeira, observou-se a grande quantidade de Trabalhadores e de Trabalhadoras com atenção para a explanação do projeto apresentado pelo Professor Carlos Silvan, que é o coordenador do Projeto. A ação é assinada institucionalmente pela Colônia Z-65, que é presidida por Luís Fred, com apoio de organizações não-governamentais e Universidade e deseja contar com o apoio do poder público.
Serão beneficiadas aproximadamente 350 famílias e corresponde 3.000 mil pessoas, com um prazo regulamentar de 1 ano.
Presença do deputado estadual
Na ocasião, tendo o apoio do Professor Carlos Silvan, sob a anuência e de acordo com o presidente da Associação Sr. Luis Fred e toda diretoria da Colônia, tivemos a presença do deputado estadual, Rodrigo Farias que abraçou a causa e se comprometeu com uma emenda parlamentar de 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), para compra de equipamentos, insumos, material de pesca, equipamento de proteção individual e capacitação dos trabalhadores e das trabalhadoras da pesca artesanal.
Espera-se com isso, colaborar com a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores, trabalhadores e familiares, ajudar a fortalecer a luta pelo direito à saúde e o SUS”.
Por: Marcos Lima/Jornalismo Cultura FM 94,7 SJEgito-PE
O post Pajeú: Colônia Z-65 lança Projeto Promoção da Saúde para comunidade pesqueira apareceu primeiro em Blog do Marcello Patriota.